quarta-feira, 23 de maio de 2018

➤Blog BR 18


De olho no voto espontâneo
Quando questionado sobre pesquisas e sua perspectiva de ir ao segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL) se fixa sobre os bons índices que obtém nas sondagens espontâneas para projetar suas chances.
E conta uma história: diz que quando atingiu 2% na espontânea, recebeu um telefonema de Roberto Jefferson dizendo que ele iria ao segundo turno. Hoje, com 12% em algumas pesquisas, ele se lembra da conversa com o cacique do PTB e afirma que, se as coisas caminharem nesse ritmo, ele tem boa chance de avançar na disputa. 


Proposta de vice para o PT
Governadores petistas têm reunião marcada nesta quarta-feira, 23, para discutir com a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a escolha de um vice para viajar pelo Brasil em nome de Lula, informa O Globo. Se a proposta for aceita, cabe a Lula escolher um nome.
O encontro seria uma reação à declaração de Camilo Santana, governador do Ceará pelo PT, de que o melhor caminho para o partido seria apoiar Ciro Gomes.


Azeredo foragido
Condenado a 20 anos e 1 mês de prisão por envolvimento no mensalão mineiro, Eduardo Azeredo já é considerado foragido, informa a Folha. Até a manhã desta quarta-feira, 23, a Polícia Civil não sabe onde está o ex-governador de Minas Gerais e não consegue contato com os advogados.
Castellar Guimarães Neto, da defesa de Azeredo, afirmou logo após o julgamento no TJMG que seu cliente iria se entregar.


Boulos vê ‘problemas políticos’ na Venezuela
Guilherme Boulos afirmou nesta manhã em entrevista que a Venezuela não tem uma ditadura. Afirmou que o governo Nicolás Maduro foi eleito de forma legítima e reconheceu apenas a existência de “problemas” políticos no país vizinho.
Também disse que não existe ditadura em Cuba. Como anteriormente tinha dito que o governo Michel Temer é “golpista”, foi questionado se, então, achava que o Brasil vivia uma ditadura. “Apesar de ser um governo ilegítimo, não é uma ditadura”.



Meirelles estreia no Nordeste


A estreia oficial de Henrique Meirelles como pré-candidato à Presidência deve ocorrer no sábado, 26, informa o Painel da Folha. E o ex-ministro da Fazenda escolheu um evento ‘abençoado’: o centenário da Assembleia de Deus em Natal (RN).
Meirelles deve discursar sobre o Bolsa Família e suas propostas para o Nordeste, tema que tem entrado  frequentemente na pauta do MDB.




MP da Eletrobrás sai de cena
A Medida Provisória que trata da privatização da Eletrobras foi tirada da pauta do Congresso. Segundo a coluna Poder em Jogo, do jornal O Globo, governo e oposição fizeram acordo para deixar a medida sem data definida. Em troca, a oposição deve deixar de travar votações de outros projetos da base.
Ao Valor, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deu sua versão. “O prazo está apertado e decidimos não pautar. O governo mandará um projeto de lei no lugar”, disse.


Caminhão de problemas
Greves de caminhoneiros são sempre um problema grave no Brasil pela sua excessiva dependência do modal rodoviário. Míriam Leitão analisa no Globo por que o nó do preço dos combustíveis não é simples de desatar e a redução de tributos que incidem sobre eles não deve, por si só, encerrar o movimento.
“Por erros antigos do nosso rodoviarismo, o Brasil é excessivamente vulnerável a uma paralisação de caminhões. Tudo se transporta por eles. Em países de grandes dimensões, o modal ferroviário há muito tempo foi implantado porque é mais econômico, lógico e sustentável.”


Eunício se recusa a apoiar Meirelles

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou que se recusa a apoiar Henrique Meirelles e desafiou alguém a tirá-lo do partido por isso, depois que o presidente Michel Temer disse que quem não aceitasse a candidatura do ex-ministro deveria se retirar.
Em entrevista à colunista Andreza Matais, no Estadão, Eunício diz que vai “morrer” no MDB e desafiou alguém a expulsá-lo. “Ele nunca exerceu nenhum mandato pelo MDB. Não sei nem por quais partidos ele passou. Sei que do MDB ele não é”, afirmou, sobre Meirelles.


Publicado no Portal do Jornal Estado de São Paulo em 23/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário