terça-feira, 3 de outubro de 2017

➤DESTAQUES


Senado desafia STF e vota caso Aécio hoje
Em um desafio ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), manteve para esta terça-feira, 3, a votação que deve derrubar o afastamento do mandato e o recolhimento noturno impostos pela Corte ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão foi tomada mesmo após a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, indicar com um acordo para evitar uma crise institucional e marcar para a semana que vem o julgamento de uma ação que pode pacificar o assunto. A questão, que será julgada no dia 11 pelo plenário do Supremo, é se o Congresso deve ou não dar aval a medidas cautelares contra parlamentares, como as que foram impostas a Aécio. Eunício, que até o fim de semana estava propenso a adiar a votação e esperar o resultado do STF, mudou de ideia e comunicou a decisão a Cármen na segunda-feira, 2. Ao final do encontro, voltou a pregar o entendimento. “A presidente Cármen tem pensado parecido com o que eu penso. Que não adianta os Poderes fazerem enfrentamento. Os Poderes são independentes, mas têm que ser harmônicos, têm que dialogar”, disse Eunício.

RS: Temporal causa prejuízos de R$ 30 milhões na Região Central
Os prejuízos provocados pelo temporal de domingo (1º) em Júlio de Castilhos, na Região Central do Rio Grande do Sul, passam de R$ 30 milhões, conforme levantamento feito pela Defesa Civil da cidade. Trinta e cinco municípios foram atingidos no estado, e duas pessoas morreram. A segunda-feira (2) foi de reconstrução em diversas cidades. Conforme as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica, 100 mil clientes estão no escuro, sendo 7 mil na área de cobertura da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 37 mil na área da RGE, e 56 mil na RGE Sul. Em Júlio de Castilhos, a extensão dos estragos pode fazer com que a prefeitura decrete situação de emergência. Por causa da interrupção do fornecimento de energia elétrica, o abastecimento de água é prejudicado. Para tentar amenizar a situação, caminhões circulam pela cidade e na região rural. Centenas de casas foram destelhadas, o que fez com que a Defesa Civil distribuísse 1,2 mil metros de lona. Foram 40 minutos de tempestade, e a força do vento derrubou dezenas de árvores e danificou 17 postes de luz.

Protestos pró-independência da Catalunha
Estações de metrô foram fechadas, importantes avenidas bloqueadas e funcionários públicos deixaram seus locais de trabalho em Barcelona, nesta terça-feira (3), como parte de uma greve convocada por grupos pró-independência depois que centenas de pessoas ficaram feridas pela repressão da polícia espanhola durante um referendo sobre a independência. A paralisação, inicialmente anunciada como uma greve geral em toda a região, mas rejeitada pelos maiores sindicatos do país, afetou o setor e o transporte público e serviços básicos na Catalunha. De acordo com informações da agência EFE, pelo menos 24 manifestações fecharam o tráfego em várias ruas da região. Estações de metrô normalmente movimentadas em Barcelona ficaram desertas, à medida que os serviços foram reduzidos drasticamente. Piquetes bloquearam o trânsito na Gran Via, e a movimentação em seis grandes avenidas da região foi interrompida por protestos. Em outros lugares, a resposta à convocação de greve foi irregular, com algumas lojas, supermercados e cafés abertos e outros fechados. O mercado La Boqueria, em Barcelona, estava quase vazio.

Polícia encontra túnel que leva a cofre de banco em SP
A Polícia Civil de São Paulo encontrou na noite desta segunda-feira, no bairro Chácara Santo Antonio, Zona Sul da capital paulista, um túnel que liga uma casa ao cofre de uma agência do Banco do Brasil. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dezesseis pessoas ligadas à escavação e à montagem do túnel foram presas.Elas estavam em outro endereço, na Zona Norte de São Paulo, que, segundo o Jornal Nacional, servia como base para que as ferramentas usadas no processo fossem fabricadas. O túnel tem 500 metros de comprimento e altura suficiente para que uma pessoa fique em pé dentro dele. A escavação está sustentada por placas de madeira e barras de ferro. “Eles não entraram no cofre, eles estavam na casca do cofre. A gente não podia correr risco desse roubo se concretizar”, afirmou ao portal G1 o delegado Fábio Pinheiro Lopes, responsável pelas investigações que levaram à prisão da quadrilha. De acordo com a SSP, os criminosos eram monitorados há três meses. “Eles concluíram o túnel na quarta-feira [dia 27 de setembro] e por isso resolvemos fazer a operação e prender quase todo mundo. Prendemos os líderes, se escapou algum foi mão-de-obra”, disse o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário