quinta-feira, 24 de agosto de 2017

➤DESTAQUES


Os segredos de Temer
Nos últimos dias, os encontros de Temer fora da agenda oficial se tornaram frequentes. Reuniões com Aécio Neves, a nova procuradora-geral, Raquel Dodge, e o ministro do STF Gilmar Mendes estão entre os convidados que foram recebidos pelo presidente altas horas da noite no Palácio do Jaburu. O encontro mais conhecido foi com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, que deflagrou uma crise no governo. Mas o presidente pode ter reuniões secretas?

Corrupção
Lava Jato apura a ‘Brasil Trade’, o ‘negócio criminoso’ que renderia 40% ao ‘PT/PMDB’.  A Polícia Federal encontrou elementos de que filho de ministro do TCU - alvo da Operação Abate II, deflagrada nesta quarta -, Vaccarezza, operador de Lobão, ex-executivos da Petrobrás e operadores de propinas organizaram uma 'empresa' ligada a desvios em contratos na Petrobrás.

Segunda instância
Decisões de Gilmar Mendes podem mudar entendimento do STF. Ministro manda soltar condenado em segunda instância, como Vicente de Paula Oliveira, condenado a quatro anos de prisão por omissão de informações às autoridades fazendárias.

Votação fatiada
Antes de retirar o valor do fundo eleitoral, os deputados decidiram fatiar a votação do relatório e analisar ponto a ponto o texto. Uma estratégia para conseguir colocar a proposta, enfim, em votação. O parecer do relator Vicente Cândido (PT-SP) estabelecia que o valor do fundo seria correspondente a 0,5% da receita corrente líquida no período de 12 meses. A medida, no entanto, foi criticada pela opinião pública e a inclusão do percentual perdeu o apoio dos deputados.

Impeachment
Moraes nega pedido da OAB para obrigar Maia a analisar impeachment de Temer. Ministro negou os mandados de segurança protocolados pela OAB e por deputados, que obrigava o presidenta da Câmara analisar os pedidos.

Sem moleza
Ministro do STJ nega pedido para travar ação penal contra Lula, Palocci e outros seis. Recurso foi feito por Branislav Kontic, assessor do ex-ministro da Fazenda

Empréstimos do BNDES
Após quase seis horas de discussão, a Câmara dos Deputados adiou para hoje a votação da Medida Provisória que cria a nova taxa de juros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Taxa de Longo Prazo (TLP). Se aprovada, a taxa será usada nos empréstimos concedidos pelo banco. A TLP substituirá a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Fato relevante?
Família Gerdau deixa comando executivo da empresa. A família Gerdau está deixando o comando executivo da empresa. A decisão acabou de ser comunicada aos investidores por meio de um fato relevante.  

Racha no PSDB
O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), fará uma reunião hoje em Brasília com o presidente licenciado do partido, senador Aécio Neves (MG), e os presidentes dos 27 diretórios estaduais da legenda. O encontro ocorre em meio à crise que divide o partido desde a votação da denúncia contra Temer.

Sem tréguas
Polícia fecha depósito de drogas em frente à escola de Porto Alegre. Três homens foram presos e drogas apreendidas

A vez dos bancos
Depois das empreiteiras e dos políticos, os bancos serão a nova fronteira da Lava-Jato. Estão no alvo dos investigadores instituições financeiras que deixaram de reportar movimentações suspeitas aos órgãos competentes, como o Coaf.

Estradas precárias
A falta de fiscalização e manutenção são principais causas da baixa durabilidade de estradas no Brasil, segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte. Pavimento no Brasil é projetado para durar até 12 anos, mas problemas fazem com que falhas apareçam antes do previsto.

Previsão do tempo
São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba amanhecem sob névoa, mas o Sol vai aparecer nessas cidades e na maior parte do país. Chove apenas no litoral nordestino, no extremo Sul e em partes do Norte.
Correio do Povo/clicRBS/Estadão/G1/Correio Braziliense/O Globo/IG/Época/

Nenhum comentário:

Postar um comentário