quinta-feira, 24 de agosto de 2017

➤BOM DIA!

É inverno, mas a temperatura chega aos 30ºC

Hoje é dia 24 de agosto. Os mais antigos, como eu, lembrarão do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. No seu quarto do Palácio do Catete, sede do governo brasileiro, o então presidente da República morreu com um tiro no coração, Foi um estampido que detonou uma onda de violência em todo o Brasil.

Naquele tempo, bem diferente de hoje, fazia muito frio no mês de agosto. Aliás, os meses de inverno eram frios e as temperaturas nunca passavam de 10, no máximo 15ºC. O frio já começava em maio, tanto que todos esperavam o famoso ‘veranico de maio’, que quebrava um pouco a onda de frio. Calor, depois, só em setembro, com a chegada da Primavera. Aí as temperaturas se tornavam gostosas e se podia arriscar uma camisa de manga ou até uma manga curta.

Hoje, em pleno mês de agosto, saí de casa com os termômetros marcando quase 20ºC e o apresentador do rádio prometendo mais calor em quase todo o Estado.

A previsão é de que praticamente todo o Rio Grande do Sul tenha temperaturas em elevação durante o dia, exceção da metade do Sul onde poderá haver instabilidade.

Para Porto Alegre, preparem-se, as previsões são de muito calor desde o começo da manhã. É quase certo que teremos termômetros marcando 31ºC até o fim da tarde, tanto na Região Metropolitana como na Fronteira Oeste.

Os mais entendidos em meteorologia, arriscam afirmar que em Canoas, teremos temperaturas ao redor de 33ºC durante a tarde. Acho que esqueceram que estamos em agosto e em pleno inverno.

Ao mesmo tempo, anunciam que uma nova frente fria está se formando a partir do Uruguai, prevendo a chegada de ventos e chuvas na fronteira do Estado. Dizem que poderemos ter trovoadas e ventania.

Os mais moços estão um pouco mais preparados, afinal já faz algum tempo que não temos um inverno rigoroso, daqueles de ver gaúcho andando de pala e poncho pelas ruas. Estávamos tão acostumados com o frio que até se falava que “se pelo menos o inverno não for chuvoso, tudo bem”.  Hoje, o máximo que temos nos permitido é um blusão de lã ou uma jaqueta mais pesada.

Daí só escutamos falar em rinite, asma, bronquite e outras doenças típicas de um clima de muita instabilidade. Vamos combinar que é quase impossível não ficar no mínimo resfriado, com tanta variação de temperatura.

E lembrar que lá em São Gabriel, quando a gurizada, no inverno,  via alguém mais fraco andando pela rua, dizia sempre: “Este não passa do mês de agosto”.

Por mais que os meteorologistas falem em nova frente fria, o recomendável é que é que se mantenha um pouco de roupa de verão nas partes mais baixas do guarda roupas. Nunca se sabe se teremos inverno ou verão durante o dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário