sexta-feira, 20 de maio de 2016

Rapidinhas


Sobrinho de Lula é suspeito de ser laranja do ex-presidente
Sobrinho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Taiguara Rodrigues dos Santos é suspeito de ser laranja e operador do petista num esquema de tráfico de influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para a conquista de financiamento de obras da Odebrecht fora do País. Ele foi alvo de condução coercitiva e seus endereços tiveram ações de busca e apreensão na Operação Janus, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira. Conforme investigadores do caso, há fortes indícios de um relacionamento entre Lula e Taiguara para recebimento de vantagens indevidas. O ex-presidente é investigado por conseguir financiamentos – por meio do seu prestígio político – para Odebrecht realizar obras no exterior. Na sequência, empreiteira subcontratava Exergia Brasil, de propriedade de Taiguara.

Planalto apura sumiço de registro de visitante
O governo está averiguando denúncia de que registros de entrada no Palácio do Planalto desapareceram. Assessores diretos do presidente em exercício, Michel Temer, foram avisados do sumiço de cadastros de políticos, empresários e outros frequentadores do Palácio. São informações que indicam dia, horário e quais gabinetes visitavam. O novo governo suspeita que os dados foram apagados, uma vez que reúnem informações valiosas sobre a gestão anterior de Dilma Rousseff. Não está descartada uma falha nos computadores.

Prévia da inflação é a maior desde 1996
O Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, passou de 0,51% em abril para de 0,86% em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (20). A taxa é a maior para o mês de maio desde 1996, quando o IPCA-15 registrou alta de 1,32%, conforme aponta o IBGE, em nota.
No ano, o indicador acumula avanço de 4,21% - abaixo dos 5,23% registrados em abril, e, em 12 meses, de 9,62%, acima dos 9,34% no período anterior. O que mais puxou a prévia da inflação neste mês foram os alimentos - principalmente farinha, feijão e leite - que ficaram 1,03% mais caros, e os remédios, que tiveram reajuste de 6,5%.

Lula diz que Dilma e maior responsável por perda de poder
Nas conversas reservadas sobre os erros que levaram o PT a deixar o poder, Lula atribui a ele e ao partido responsabilidade menor do que a da presidente afastada, Dilma Rousseff. Para Lula, ao perder o controle da economia e o apoio dos empresários, Dilma permitiu que os políticos se rebelassem contra ela no Congresso. O partido cobrou de Dilma a aplicação no segundo mandato de uma receita econômica que foi uma das principais causas da ruína petista. O PT tem dificuldade para entender a importância do equilíbrio fiscal. A destruição da política fiscal foi mortal para Dilma. O ex-presidente Lula compreende. Por isso, queria Henrique Meirelles na Fazenda. Dilma teve chances de nomea-lo, a última delas em dezembro, e não quis.

Pizzolato pede progressão para regime semiaberto
O  ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão do PT, pediu ao Supremo Tribunal Federal progressão do regime fechado para o semiaberto, condição que lhe permitiria deixar o presídio durante o dia para trabalhar. O pedido foi feito em março, mas chegou somente nesta quinta-feira (19) ao gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do mensalão. O ministro deve encaminhar o pedido para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, analise o caso antes de decidir. Condenado no julgamento do mensalão do PT a 12 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu do Brasil em novembro de 2013 para não ser preso. Na fuga, ele usou documentos do irmão morto, mas foi preso em Maranello, na Itália, em fevereiro de 2014. A defesa argumenta que ele já cumpriu um sexto da pena, requisito da Lei de Execuções para a progressão de regime.


Nenhum comentário:

Postar um comentário