segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Rapidinhas


Líder do PMDB indicará à Comissão Especial ele próprio e mais 4 contra impeachment
O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), já decidiu pelo menos cinco dos oito deputados do partido que poderá indicar para a comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, deflagrado na última quarta-feira, 2, na Casa.  São eles: o próprio Picciani e os deputados Hildo Rocha (MA), João Arruda (PR), José Priante (PA) e Washington Reis (RJ). Todos são do grupo de peemedebistas classificados pelo líder do partido como "moderados". Na definição de Picciani, "moderados" são aqueles que já se declararam, nos bastidores, contra o processo de impedimento da presidente; "radicais" são os que defendem o impeachment. 

Extrema direita consegue vitória histórica em eleições regionais na França
A líder da ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine le Pen, afirmou nesta segunda-feira, 7, que a vitória de seu partido no primeiro turno das eleições regionais francesas, nas quais sua legenda ganhou em 6 das 13 regiões, constitui "a revolta do povo contra as elites". "Os cidadãos não suportam mais o desprezo de uma classe política que durante anos defendeu seus interesses e não os da população", disse na emissora RTL. O FN ganhou a maior parte do apoio no primeiro turno das eleições regionais na França no domingo, em uma vitória histórica. Em todo o país, o FN conseguiu 30% dos votos, à frente da direita, com 27%, e do Partido Socialista, com 23,5%, segundo as estimativas recentes do Ministério do Interior.

Governo deve sofrer nova derrota no TCU com julgamento das pedaladas
Depois da deflagração do processo de impeachment na quarta passada, o governo Dilma Rousseff deve sofrer uma nova derrota nesta semana. O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar o recurso do governo no processo das "pedaladas fiscais" e deve referendar a condenação da prática, considerada pelos ministros como uma infração grave da Lei de Responsabilidade Fiscal.As pedaladas referem-se às dívidas que o governo tem com bancos públicos pelo atraso no repasse de recursos para o pagamento de programas sociais e subsídios. Esse foi um dos motivos usados pelo tribunal para rejeitar as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014. O último recurso do governo nega que a prática seja ilegal.

PF intercepta comentários ameaçadores sobre a ministra do STF Cármen Lucia
Agentes da Polícia Federal interceptaram conversas telefônicas em que o assunto principal era a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia. Os policiais interpretaram que as menções tinham certo ar de ameaça. Cármen Lúcia, que será a próxima presidente do STF, é relatora do processo da Operação Zelotes. A segurança na casa dela é reforçada 24 horas. “Criminosos não passarão sobre os juízes do Brasil”, disse recentemente.

Marqueteiro do PMDB alerta para as poucas chances de Pedro Paulo ser prefeito do Rio
Marqueteiro do PMDB do Rio de Janeiro, o publicitário Renato Pereira tem alertado políticos da legenda para o risco de manter Pedro Paulo Carvalho, secretário-executivo de governo de Eduardo Paes, como pré-candidato a prefeito da capital fluminense. Pereira jogou a toalha já no dia 12 de novembro, data em que foi revelado o registro de agressão de Pedro Paulo à ex-mulher em 2008. Naquele mesmo dia, numa reunião na Gávea Pequena, residência oficial do prefeito, Jorge Picciani, Sergio Cabral, Eduardo Paes e o próprio marqueteiro chegaram a pensar nos termos de uma nota para a retirada do nome de Pedro Paulo. Porém foram convencidos por Paes a manter o aliado. Desde então, não faltam apelos do marqueteiro para que políticos do entorno de Paes convençam o prefeito a desistir de Pedro Paulo. Caciques do PMDB fluminense temem que Eduardo Paes perca a paciência e deixe a legenda. E outra: não há nome fácil para substituir o de Pedro Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário