quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Rapidinhas


Por apoio no Congresso, Dilma entrega Correios ao PDT
Em mais uma tentativa de reconstruir a base aliada no Congresso, a presidente Dilma Rousseff entregou oficialmente ao PDT o comando dos Correios, uma das principais estatais do país. O governo federal publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial da União a nomeação do ex-deputado pedetista Giovanni Queiroz para a presidência dos Correios, assim como a exoneração de Wagner Pinheiro, que tem proximidade com o ex-presidente Lula. Conforme já havia ocorrido na reforma ministerial, o PT cede espaço no segundo escalão, com a cobrança dos partidos da base por cargos em ministérios, empresas, fundações e autarquias vinculadas. O PDT já havia migrado do Ministério do Trabalho para as Comunicações na escolha do deputado André Figueiredo como titular da pasta.

Nanico PROS gasta R$ 2,4 milhões de verba pública em helicóptero
No momento em que os cortes em decorrência da crise financeira ameaçam atingir duramente até mesmo os programas sociais, o nanico Pros esbanja dinheiro público na compra de um helicóptero. O partido gastou 2,4 milhões do Fundo Partidário para adquirir um Robinson R66 Turbine. A aeronave foi paga à vista e aumentará a frota da sigla, que comprou em 2014 um bimotor por 400.000 reais - dinheiro também sacado do fundo. Embora não seja ilegal, já que a as regras para uso do Fundo Partidário não deixam claro se a compra de aeronaves é proibida, a compra é bastante incomum: nenhum dos três maiores partidos do país (PMDB, PT e PSDB) tem aeronaves, por exemplo. O Pros informou que a Executiva da legenda decidiu adquirir o helicóptero para fortalecer a presença do partido no país. e que não considera a compra um gasto, mas sim a obtenção de um patrimônio.

Para Cunha, oposição diz que PT não é confiável
Na tentativa de evitar que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sele de vez um pacto com o governo para proteção mútua, integrantes da oposição têm feito de tudo para convencer o deputado de que o PT não é confiável. Vale até mesmo usar discursos proferidos pelo vice-líder do PT na Câmara Henrique Fontana, que na terça (10) disse da tribuna que a defesa de Cunha é patética. Um aliado próximo de Cunha disse que, caso o presidente feche um acordo com o governo, não haverá Lula ou Jaques Wagner que segure a turma na Câmara

Justiça estabelece sigilo sobre documentos apreendidos na empresa do filho de Lula
A decisão foi tomada na última sexta-feira (6). O sigilo sobre essa fase da operação tinha sido afastado pela juíza Célia Regina Ody Bernardes, juíza substituta da 10ª Vara Federal e que, na época, era responsável pela condução dos processos e inquéritos da zelote. Ela havia entendido que não havia mais necessidade de manter sigilo sobre essa fase da investigação. Desde a semana passada, os processos voltaram à responsabilidade do juiz titular da vara, Vallisney de Souza Oliveira. O sigilo foi restabelecido pela desembargadora Neuza Alves, e pesa sobre todos os documentos e materiais apreendidos pela Polícia Federal no endereço em São Paulo onde funcionam as sedes das empresas de marketing esportivo de Luiz Cláudio, a LFT e a Touchdown.

Moro diz que está cansado ‘de ouvir essa história’
O juiz federal Sérgio Moro, que conduz todas as ações da Operação Lava Jato em primeira instância, está cansado. Ele próprio admitiu isso ao inaugurar mais uma audiência de depoimento do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa (Abastecimento), na segunda-feira, 9.
“Bem, sr. Paulo sei que o sr. já foi ouvido sobre fatos similares várias vezes, sei que o sr. já manifestou que está cansado de relatar esses fatos, mas é essa é uma outra ação penal. Infelizmente, o sr. tem que relatar parte desses fatos novamente. O sr. está cansado de falar, eu também estou cansado de ouvir um pouco essa história. Isso não é um consolo, mas…”, disse Moro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário