quarta-feira, 29 de julho de 2015

Nível do Guaíba

Fim do estado de alerta

Foto: Joel Vargas/PMPA
O nível do Guaíba saiu do nível de alerta na noite desta terça-feira, 28. Às 20h, a régua eletrônica do Cais Mauá estabilizou abaixo dos 2,10 metros, passando para o nível de atenção. Às 11h desta quarta-feira, 29, a régua marcava 2,02 metros, indicando que a tendência de baixa continua. O Guaíba passou oito dias em alerta, desde o último dia 20, e o pico da cheia foi no dia 24, quando chegou a 2,56 metros.

De acordo com o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), um sistema de bloqueio atmosférico vai garantir tempo firme até o começo de agosto. Modelos analisados pelo Sistema Ceic-Metroclima indicam pouca ou nenhuma chuva até 5 de agosto, próxima quarta-feira. Nesse período, com o bloqueio, as frentes frias não devem alcançar a região e a chuva ficará concentrada no centro da Argentina e do Uruguai, enquanto a área de Porto Alegre estará sob ar quente, com temperatura muito acima da média desta época do ano. Conforme a previsão, o Guaíba deve continuar baixando nos próximos dias. A expectativa é de mais 24 horas no status de atenção, baixando em seguida para o nível alto.

Com o nível do Guaíba voltando ao seu estado de normalidade, cerca de 140 pessoas que estavam alojadas no abrigo montado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, já retornaram as suas casas. Permanecem no abrigo estruturado pela Prefeitura de Porto Alegre 47 moradores, aguardando a avaliação das residências antes do retorno, que deve ocorrer nesta quarta-feira, 29. O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre (Gadec) disponibiliza kits de limpeza e higiene pessoal para a população.

A prefeitura mantém a mobilização para reunir doações de alimentos não-perecíveis e roupas para as comunidades impactadas. Os materiais podem ser entegues na sede da Defesa Civil (rua Dr. Campos Velho, 426), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário