quarta-feira, 29 de julho de 2015

Rapidinhas


População brasileira encolherá até 2100
O Brasil terá uma população em 2100 inferior à que registra hoje. Dados divulgados nesta quarta-feira, 29, pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelam, pela primeira vez em cinco anos, novas estimativas para a população mundial durante o século 21. Se a previsão é de que o mundo passe dos atuais 7,3 bilhões de pessoas para 11,2 bilhões em 85 anos, o Brasil passará de 207 milhões registrados em 2015 para 200 milhões em 2100.
Da quinta maior população do mundo atualmente, o Brasil cairá para o 13º lugar no ranking em 2100, superado por Egito, Uganda, Etiópia. A sociedade brasileira também é apontada pela ONU como uma das grandes populações do mundo com baixas taxas de fertilidade nos próximos anos.

Pastor "entrega" bispo durante culto: "Cheirou muito pó comigo"
O bispo Rogério Formigoni, da Igreja Universal, protagonizou, ao lado de um pastor amigo de longa data, uma cena que viralizou na web nesta terça-feira. Ao ser chamado ao microfone pelo bispo durante um culto em São Paulo, o pastor conhecido como Luciano Farinha revelou, sem poupar detalhes, o que os dois faziam antes de assumirem seus cargos na igreja.
"Usou muita droga comigo... Você, hoje bispo, Rogério Formigão", começou o pastor. "Cheirou muito pó, fumou pedra, maconha, chá de cogumelo, lança… farra nos motéis do meu tio”, declarou o pastor durante o culto.
O bispo de 38 anos é conhecido pelos fiéis da Universal por ajudar na recuperação de viciados em substâncias químicas. Autor do livro "A última pedra — Vícios têm cura", Formigoni já contou na web a respeito de sua jornada como usuário de drogas e até mesmo tráfico antes de se unir à igreja.

Desemprego em São Paulo sobe pelo quinto mês seguido
O desemprego voltou a subir em junho na região metropolitana de São Paulo. Na quinta alta mensal seguida, a taxa passou de 12,9% em maio para 13,2% no mês passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em junho de 2014, a taxa de desemprego havia sido de 11,3%.
No mês passado, o número de desempregados foi estimado em 1,467 milhão de pessoas, 32 mil a mais do que em maio (1,435 milhão).
De acordo com o Dieese, o resultado decorre da redução do nível de ocupação (eliminação de 42 mil postos de trabalho, ou -0,4%) e da relativa estabilidade da População Economicamente Ativa (saída de 10 mil pessoas na força de trabalho da região, ou -0,1%).
A taxa de participação, que expressa a proporção de pessoas com 10 anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas, manteve-se relativamente estável, ao passar de 63% para 62,9% no período em análise.

Maria do Rosário está na lista de empreiteiro da Lava Jato
Gerson Almada, vice-presidente da Engevix e réu na Operação Lava Jato, disse aos investigadores que encaminhou ao seu operador de propinas, Milton Pascowitch, uma lista com os candidatos que deveriam ser bancados pela empreiteira. Todos são do PT:
“Vicente Cândido, Maria do Rosário, ‘Mirian’ (que o depoimento não identifica), os deputados estaduais do PT Rio Grande do Sul Altemir Tortelli, Marcos Daneluz e Nelsinho Metalúrgico, além dos irmãos Nilto Tatto e Enio Tatto, deputado federal e deputado estadual por São Paulo”.
O empreiteiro, no entanto, disse não se recordar se a doação aos políticos da sigla foi abatida das “comissões” que ele devia a Pascowitch.

Grafica do petrolão pagou R$ 870 mil para rádio 
da família que quis empregar Dirceu
A quebra do sigilo bancário da Editora Gráfica Atitude, mantida pelos sindicatos dos bancários de São Paulo e dos metalúrgicos do ABC paulista (ambos ligados ao PT), revelou pagamentos a uma rádio da família Rothschild de Abreu, dona de um hotel em Brasília (DF) que ofereceu emprego ao ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), condenado no julgamento do mensalão. A família também controla o partido nanico PTN.
O relatório da Polícia Federal sobre as contas da Atitude mostra repasses de 40.000 reais mensais, durante 2010 e 2011, para a Rádio Terra FM, uma das frequências da família em São Paulo. A PF listou 22 pagamentos de 870.000 reais ao todo - os dois primeiros foram de 35.000 reais cada. A Atitude alugava horário na grade da rádio, sediada na Avenida Paulista, para veicular um programa radiofônico com viés governista, o jornal Brasil Atual, que leva o mesmo nome de outras publicações da editora.

Cepal reduz projeção de crescimento da América Latina
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) revisou suas projeções para a América Latina e cortou pela metade dado o forte enfraquecimento das principais economias da região, como o Brasil. A entidade ligada a Organização das Nações Unidas prevê uma expansão de apenas 0,5% para a região neste ano, conforme o Estudo Econômico divulgado nesta quarta-feira (29/07). Em abril, a expectativa era de um avanço de 1%.
A economia brasileira vai recuar 1,5% neste ano pelas estimativas da Cepal, dado que está alinhado com as projeções do Fundo Monetário Nacional (FMI). Em abril, a expectativa da entidade era de queda de 0,9%. Esse desempenho só não é o pior na região porque a Venezuela deve encolher 5,5% pelas novas previsões da entidade.
Ao contrário do Brasil, o desempenho da Argentina teve uma revisão para cima pela Cepal. A projeção de expansão do PIB passou de zero, em abril, para 0,7% neste último relatório. O Panamá continuará com a maior taxa de crescimento da região: 6%, a mesma no estudo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário