segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Petrolão

Justiça dos EUA investiga Petrobras
Participantes da delação premiada na Operação Lava Jato, devolverão, pelo menos, R$ 500 milhões

O site do jornal britânico, Financial Times, publica nota sobre a investigação que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu para apurar denúncias de pagamento de propina à Petrobras e funcionários da estatal. A investigação é sobre operações norte-americanas da companhia de petróleo brasileira. Já está em andamento, um outra investigação já esta sendo feita pela Securities and Exchange Comission, órgão regulador do mercado norte-americano.

Os Estados Unidos querem apurar se a lei de Práticas Corruptas Estrangeiras, que proíbe o pagamento de propinas para estrangeiros, com o fim de obter vantagens em negócios internacionais, foi violada. Os americanos investigam se alguma empresa dos EUA pagou propina par algum funcionário ou representante da Petrobras.
O jornal Financial Times, citando as ações da Justiça brasileira, classificou o esquema da Petrobras como “um dos maiores escândalos de corrupção da história do país”.

Enquanto isso, aqui no Brasil, mesmo que se anuncie que os envolvidos na Operação Lava Jato devolverão R$ 500 milhões em acordos de delação premiada, o governo insiste em dizer que nada sabia e que pretende apurar tudo. Por via das dúvidas, aumentou o preço dos combustíveis. Vai ajudar a tapar o furo ou, pelo menos, parte dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário