segunda-feira, 24 de março de 2014

Comentário

Não espere acontecer


André Machado*

Leio no site da Prefeitura de Porto Alegre uma boa notícia. Não uma notícia bombástica, mas algo que simboliza os pequenos gestos que, somados, constituem as grandes mudanças de que tanto precisamos. Amanhã (terça-feira, 25 de março), uma comunidade da Zona Norte se unirá a representantes do governo municipal para uma espécie de mutirão que tem como objetivo revitalizar o canteiro central da Avenida Ferreira Jardim, uma reivindicação de quem mora por lá.
Parece pouca coisa? Mas não é.
Comerciantes, líderes comunitários e moradores trabalharão juntamente com funcionários do DMLU e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Antes que alguém salte: é verdade, esse tipo de iniciativa não começou agora. Vem desde a Administração Popular, passou pelo governo Fogaça e segue na atual gestão.
Independentemente da paternidade política, práticas colaborativas desse tipo, exemplos vivos de governança local, estão impregnadas no DNA de Porto Alegre. Nossa cidade não se acomoda com as dificuldades. Se o governo local não tem os recursos necessários para cumprir todo o seu papel em determinada tarefa e a comunidade não pode mais esperar pela demanda, por que não trabalharem juntos?
A solução é simples. Mas justamente a partir dela se pode chegar a conquistas mais complexas.
Na minha concepção, esses gestos configuram a verdadeira participação popular, o verdadeiro espírito de cidadania. 
Converse com seus amigos, com seus familiares, com seus vizinhos e com a sua associação, com seu sindicado ou com seu partido. Afinal, como dizia o poeta, quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Uma boa semana.
Aproveite o dia.

*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário