quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Opinião

De olho no legado da Copa

Adeli Sell*

Duas décadas após a realização dos Jogos Olímpicos de 1992, Barcelona ainda desfruta o legado deixado pelo evento. Embora alguns pessimistas contestem a tese de que o esporte abriu as portas da cidade para o mundo, espanhóis não conseguem separar o crescimento turístico local do sucesso das Olimpíadas.

Mesmo sentimento que vislumbro para Porto Alegre, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A Capital que os espectadores do futebol querem ver é exatamente a que nós gaúchos gostaríamos de mostrar: moderna, eficiente e bonita. Mas para isto precisaremos acelerar a revitalização dos nossos espaços, tirando do papel a ampliação das vias de acesso para desafogar o trânsito, revitalização das áreas degradadas e restauração do Cais Mauá.

Também precisaremos melhorias em infraestrutura, moradias e acessos aeroportuários. Isso, como aconteceu em Barcelona, é o tangível. Mas há outro legado, que é muito importante e que devemos nos preocupar: são os benefícios intangíveis, como a autoestima da cidade e o reconhecimento de que juntos vamos fazer bem e mostrar ao mundo que somos capazes de avançar e de nos consolidar nesse mundo globalizado.

Ser sede deste evento mundial será importante para os portoalegrenses, por mais que muitos discordem. Ficará em cada um de nós um orgulho de que a Capital dos gaúchos estava presente em todo o mundo, não por um feito político, mas como algo feito para a cidade.

Na Porto Alegre pós-Copa tudo será aproveitado: das telecomunicações à rede hoteleira, vias modernas e espaços revitalizados. Isso nos permitirá avançar, organizar mais eventos, receber milhares de visitantes. Na Porto Alegre do futuro teremos experimentado uma espécie de revolução social e demográfica: de cidade degradada, com sua modernidade suspensa, à capital cultural, pólo de negócios e destino turístico que atrai milhões de visitantes.

*Secretário-Adjunto do Gabinete dos Prefeitos e Vereador de Porto Alegre por 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário