quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Espuma transformou boate Kiss em câmara de gás
Delegado apresenta pedaços do revestimento acústico da casa noturna e afirma que substâncias tóxicas foram responsáveis pelas mortes dos 235 jovens
Com apenas uma saída, janelas bloqueadas e mais gente do que era permitido por lei, a boate Kiss, em Santa Maria, foi transformada em uma câmara de gás quando as chamas de fogos de artifício se alastraram pela espuma sintética que revestia o teto da casa noturna. Essa foi a conclusão apresentada, na tarde desta quinta-feira, pelo delegado Marcelo Arigony, que conduz o inquérito sobre as 235 mortes e mais de 500 feridos na tragédia do último domingo. "Isso foi a causa da morte", disse Arigony, com um pedaço da espuma de cor escura em uma das mãos. O material foi recolhido do teto da boate Kiss e, segundo os investigadores, foi o responsável pelo fogo ter se alastrado tão rapidamente.
A espuma estava em cerca de um terço do teto da casa e fazia parte do isolamento acústico. "Parece que é um material usado em estúdios, mas é altamente inflamável e libera um gás tóxico", disse Arigony. O delegado citou a existência de um material chamado de “retardante”, utilizado justamente para evitar o rápido alastramento do fogo. Pelo que a perícia indica até o momento, isso não foi usado na boate Kiss.
Imagens dos corpos retirados da casa noturna momentos após o incêndio mostram que a maior parte das vítimas não morreu pelo fogo, mas por intoxicação pela fumaça, como atestaram os médicos legistas no dia seguinte à tragédia. Como não havia saída, a morte se deu em questão de minutos, e muitos morreram antes que fosse possível desobstruir as saídas da boate.



Bombeiros proibem avalanche na Arena
Uma reunião entre o comandantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira, deverá decidir pelo fim da avalanche de torcedores do Grêmio na Arena. 
O coronel Guido Pedroso de Melo, comandante dos Bombeiros, adiantou o fim da comemoração que resultou, no jogo contra a LDU, em ferimento de oito pessoas. Ele garantiu que “a avalanche na Arena do Grêmio será proibida”.
Melo lembrou que a BM sempre se posicionou contrária à avalanche, por não proporcionar segurança aos torcedores. Todo o estádio, segundo a BM, seria dotado de cadeiras, sem espaço para comemorações em direção à mureta.
O comandante dos Bombeiros lembrou que na época em que a Brigada se manifestou contra a avalanche, “recebemos todo o tipo de pressão, de dirigentes, de políticos e de vários setores da sociedade”. Ele informou que foi dada uma licença provisória até o final de fevereiro e que “antes mesmo do fim da vigência, vamos proibir a avalanche”.
- Se não tivéssemos obrigado eles a colocarem barreiras de metal antiesmagamento, poderíamos estar lamentando uma tragédia hoje – lembrou.



Anvisa alerta para contraindicação da pílula Diane 35
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou um informe nesta terça-feira (29) sobre a pílula Diane 35, alertando para os riscos do produto para pacientes com histórico de processos trombóticos (formação de coágulos em veias ou artérias). 
O documento foi divulgado após agência reguladora de medicamentos francesa, a ANSM (L’Agence nationale de sécurité du médicament et des produits de santé), ter associado a ocorrência de quatro mortes ao uso do medicamento.
Nesta quarta-feira (30), porém, a França anunciou que a pílula e seus genéricos terão a venda suspensa - medida que entrará em vigor daqui a três meses. O princípio ativo do produto é o acetato de ciproterona e etinilestradio.
A Diane 35 é usada no Brasil como anticoncepcional e também para controle do hirsutismo (excesso de pelos), ovários policísticos e acne em mulheres. Na França, porém, apenas o tratamento contra acne era aprovado. A autoridade de saúde considera que faltam estudos para confirmar o benefício do produto como contraceptivo.
"Novos dados mostraram que o risco de tromboembolismo, incluindo o tromboembolismo venoso, é quatro vezes maior nas usuárias em relação a mulheres que não fazem o tratamento", informa o comunicado da ANSM.
A agência brasileira diz que até o momento não recebeu relatos de profissionais de saúde sobre problemas com o produto, registrado no país desde 2002, e diz que está acompanhando o caso "para avaliar quais medidas devem ser tomadas".
Procurada pelo UOL na manhã desta quarta-feira (30), depois que a agência francesaanunciou a suspensão da pílula, a assessoria de imprensa da Anvisa respondeu que, por enquanto, o posicionamento permanece o mesmo. (Fonte: Portal do Consumidor)



Deputada quer proibir pesquisa 15 dias antes das eleições


O Projeto de Lei 4574/12, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), só permite a veiculação de pesquisas eleitorais até 15 dias antes das eleições. 
Segundo a autora, a divulgação de pesquisa às vésperas das eleições não permite aos partidos a verificação dos dados, métodos adotados e prováveis erros que possam causar efeitos danosos ao processo eleitoral.

A parlamentar citou diversos casos em que as pesquisas falharam nas eleições municipais de 2012. Em Maringá, por exemplo, o Ibope apresentou pesquisa favorável ao candidato do PT, com 41% dos votos, enquanto o PP ocupava a segunda posição com 34%. No entanto, observou a deputada, o resultado foi justamente o oposto. O PP ganhou a eleição com 42% dos votos, e o PT obteve apenas 35%.

“Não cabe em nosso processo eleitoral a veiculação de dados apresentados ao eleitor como verdade incontestável, que posteriormente divirjam acentuadamente do resultado das urnas. O eleitor deve confiar neste processo como um todo, inclusive nos institutos de pesquisa e na imprensa”, afirma.
(Agência Câmara de Notícias)






MP instaura inquérito para apurar segurança na Arena

Sete ficaram feridos após "avalanche" da torcida do Grêmio

O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul instaurou nesta quinta-feira um inquérito civil para apurar o incidente ocorrido na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, durante a partida contra a LDU pela pré-Libertadores na noite dessa quarta. Após o primeiro gol gremista, a torcida comemorou com a tradicional “avalanche”, porém, a grade de proteção se rompeu e despencou. Sete pessoas ficaram feridas, mas já tiveram alta.

A Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística vai apurar as condições de segurança para realização da comemoração. O Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) terão um prazo de dois dias úteis para informar sobre a efetiva liberação do estádio para a avalanche. O clube e a Arena Porto Alegrense também terão que prestar informações sobre o incidente.(Portal CP)



Dos jornais de hoje


Destaques dos principais jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro de 2013




São Paulo tem 600 baladas à espera de alvará

São Paulo tem cerca de 600 casas noturnas na fila para conseguir alvará de funcionamento, informou ontem a Prefeitura. Em alguns casos, a espera chega a quatro anos. (Estadão/SP)

 

Postos em São Paulo já reajustam preço da gasolina em até 7,6%

Embora o ministro Guido Mantega (Fazenda) tenha dito que o reajuste dos combustíveis é "uma pequena correção, que não vai atrapalhar ninguém", em 9 de 17 postos de São Paulo visitados nesta quarta-feira (30) pela reportagem, o combustível já tinha sofrido reajustes, que variavam de 3,6% a 3,9% na maior parte em um deles a alta foi de 7,6%. (Folha de SP)

 

Governo autoriza Petrobras a importar gás natural

Portaria autoriza a importação de 40 milhões de metros cúbicos. Objetivo é atender demanda e autorização tem validade de 24 meses. (O Globo/Rio)

 

Polícia Federal desarticula em Salvador quadrilha que traficava mulheres

O grupo atuava na capital baiana, onde aliciava mulheres com a promessa de emprego de dançarinas na Espanha. (Tribuna da Bahia)        


Empresa de bombeiros executou obra contra incêndio em boate

Hidramix, que pertence aos PMs Roberto Flávio da Silveira e Jairo Bittencourt, atualizou sistema de prevenção e instalou barra antipânico da porta da Kiss. Polícia investiga se empresa participou da elaboração do plano. (Zero Hora)

 

A hora é de salvar vidas

Número de pacientes internados aumenta para 143, dos quais 57 estão sendo tratados em Porto Alegre e Canoas. (Correio do Povo)

 

Mantega critica bancos por retenção de crédito

Em discurso para prefeitos, ministro disse que País poderá crescer 4% (Jornal do Comércio)


Grêmio bate LDU nos pânaltis e avança na Libertadores

Na primeira partida oficial na Arena, o Grêmio venceu ontem a LDU, do Equador, por 1 a 0 no tempo normal.(O Sul)

 

Asteróide vai passar de raspão pela Terra em fevereiro

Rocha espacial de 50 metros de diâmetro chegará a apenas 22 mil km do planeta (O Liberal/Pará)



Bom Dia!
Enquanto prossegue, perigosamente encaminhada para o lado político da questão, a busca por responsáveis pelo funcionamento da boate Kiss, providências passam a ser tomadas por diversas prefeituras brasileiras. Claro que o ideal seria que não tivesse ocorrido a tragédia de Santa Maria, mas mesmo assim, é bom saber que o alerta está surtindo efeito. 
Aqui mesmo, em Porto Alegre, a prefeitura fechou, ontem, uma casa noturna na Independência, e notificou outra. Pode ser que, a partir de agora, haja mais controle na liberação de alvarás de funcionamento para estabelecimentos que, normalmente, recebem clientes jovens, em sua maioria. Pode ser.
Mas se não há controle de segurança em casas noturnas, o que falar sobre o que ocorreu na recém inaugurada Arena do Grêmio? A tão famosa ‘avalanche’ que acontece depois de algum gol gremista, fez com que a grade de proteção cedesse e pelo menos oito pessoas resultassem feridas, algumas hospitalizadas. 
Claro que não há como comparar as ocorrências, mas se em Santa Maria houve negligência de alguém, certamente na Arena também. Uma grade de proteção ceder em uma obra nova e que deveria ter sido projetada, já que ali se sabia que ficariam os que participam da ‘avalanche’, para receber um grande impacto, teria que oferecer maior segurança. O que ocorreu foi totalmente o contrário. Quando as pessoas se jogaram contra a grade, o cimento quebrou e a grade caiu. Com ela, muitas pessoas.
Acho que está na hora da direção do Grêmio, que ontem comemorou a classificação para a próxima fase da Libertadores, tomar uma providência. O ideal, na minha opinião, seria acabar com a possibilidade de desastre colocando cadeiras naquele espaço. Tomara que o incidente de ontem faça com que os dirigentes acordem. Existem muitas e melhores maneiras de comemorar um gol.
Quem, como eu, conviveu com as bandas e as músicas dos anos 60 e 70, haverá de lembrar do baixista Nenê, do grupo Os Incríveis. Pois ele nos deixou, aos 65 anos, vítima de um câncer. Então, para lembrar e homenagear a boa música daquele tempo, um dos maiores sucessos do grupo: O Milionário. Meus votos de um Bom Dia!