segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bom Dia!

Prá começo de conversa
Uma segunda-feira de sol e previsão de temperaturas amenas, nos coloca no começo de uma semana que promete muito em termos de noticiário. Sobre algumas destas noticias vou basear este meu comentário diário, refletindo sobre o que cada uma contém.
Começo com o que está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Lá, entre outros projetos, tramitam duas Propostas de Emenda Constitucional (PECs), uma  que trata do fim do voto obrigatório e outra que proíbe divulgação de pesquisas 15 dias antes das eleições.
Sobre a primeira, a do voto facultativo, tenho algumas dúvidas, já que, lamentavelmente, considero a maioria do eleitorado brasileiro um tanto quanto desinteressado pela política. Talvez a culpa seja dos próprios políticos, mas acho que o voto facultativo liberaria aqueles que não querem votar ou que não se interessam pelo voto, abrindo espaço para quem tem mais poder sobre o eleitor. Em condições normais, o voto facultativo parece ser uma boa alternativa para conscientizar o eleitor da necessidade de votar bem.

A segunda proposta, já faz muito tempo, tem todo o meu apoio. Considero extremamente prejudicial a divulgação de pesquisas que são feitas, inclusive, na véspera das eleições. Como se sabe que o número de indecisos é muito grande, a divulgação de dados favorecendo este ou aquele candidato, acaba induzindo a quem ainda não se decidiu a votar em quem as pesquisas apontam como provável vencedor. A proibição de divulgação nos últimos 15 dias, poderá fazer com que as pessoas pensem melhor e não se deixem influenciar por números que nem sempre refletem a realidade. Não podemos esquecer que as pesquisas são pagas e podem defender o interesse de quem paga.

Um outro assunto, diz respeito ao Enem, cujas provas foram realizadas neste final de semana. Em princípio, sou favorável a que se realizem tais provas. O que me chama a atenção é a politização do conteúdo das provas e a tentativa de indução dos participantes, através de textos politicamente identificados.
Outra coisa é o custo que o Enem gera aos cofres públicos. Como em tudo no Brasil, tem muita gente ganhando dinheiro, o que acaba sempre refletindo no nosso bolso. Para se ter uma ideia, com a desistência de mais de 2 milhões de inscritos, o Enem provocou um prejuízo de R$ 103 milhões. Acho que está na hora de providências que acabem com o viés político das provas e o gasto excessivo com elas.

Sobre futebol, prefiro não falar, já que o RS inteiro está de cabeça inchada. Prá começo de conversa, acho que era isso.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário