quarta-feira, 29 de maio de 2013

Copom eleva taxa Selic para 8% ao ano
Índice estava em 7,5% e sofre sua segunda alta consecutiva
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou nesta quarta-feira em 0,5 ponto porcentual a taxa Selic, de 7,5% para 8% ao ano. É a segunda vez que o Copom eleva os juros básicos da economia, após uma sequência de três reuniões do comitê em que houve a manutenção no patamar de 7,25% anuais – o menor da história recente, desde outubro de 2012, quando o BC encerrou um ciclo de cortes iniciado em agosto de 2011.
Antes da decisão do Copom, os analistas estavam divididos nas apostas. Levantamento feito nesta terça-feira, pelo serviço AE Projeções, da Agência Estado, mostrou que, de um total de 72 instituições consultadas, 37 previam aumento de 0,25 ponto porcentual e 34 esperavam elevação de 0,5 ponto. Apenas uma instituição estimava que o BC manteria a taxa Selic inalterada em 7,5% ao ano. Numa nova pesquisa com uma amostragem dos analistas, realizada nesta quarta-feira, após divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, não houve alteração nas previsões. O próximo encontro do Copom está marcado 9 e 10 de julho.
A taxa Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dentro da meta estabelecida pela equipe econômica. De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação corresponde a 4,5% (centro da meta), com margem de tolerância de dois pontos percentuais, podendo variar entre 2,5% (piso da meta) e 6,5% (teto da meta).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde julho do ano passado, o IPCA acumulado em 12 meses vem subindo. Em março, o índice acumulado chegou a 6,59% e ultrapassou o teto da meta de inflação do governo, que é 6,5%. Em abril, a inflação oficial em 12 meses recuou um pouco, para 6,49%.(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário