segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra, nesta terça-feira, 20, será comemorado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com música e uma Feira de Africanidades. 
Das 8h às 17h, estarão expostos no saguão mais de 50 títulos de livros (incluindo infantis) sobre questões raciais e peças de artesanato, como pratos, bonecas negras e bijuterias. Ao meio-dia, haverá apresentação do Coral de Vozes Negras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e será servida canjica de Oxum.
A programação comemorativa se estenderá ao City Hotel (rua José Montaury, Centro Histórico), onde será exibido no dia 22, a partir das 18h, no 8º andar, o filme Filhas do Vento, de Joelzito Araújo. Vencedora de oito Kikitos em seis categorias (entre elas, as de melhor filme e melhor diretor) no Festival de Gramado de 2004, a obra dirigida pelo cineasta e pesquisador mineiro tem um elenco quase só de atores negros para contar a história de rivalidades internas entre uma família de Lavras Novas, Minas Gerais.
Estão no elenco Milton Gonçalves, Ruth de Souza e Taís Araújo. O filme aborda o racismo ao levantar a questão da dificuldade que atores negros encontram para obter papeis de destaque. Milton Gonçalves interpreta o pai de duas filhas das quais ele toma conta depois que a mulher o abandona. Uma desavença com o pai leva a filha mais velha a ir embora para a cidade grande em busca da realização do sonho de se tornar atriz. A sessão de cinema terá entrada franca. E, no sábado, 24, das 14h às 18h, uma oficina de Bonecas negras e teatro será realizada na Esplanada da Restinga. O evento é organizado pela Gerência Distrital Restinga e CAR Restinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário