quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mensalão

Voto do relator – 3
Joaquim Barbosa propõe um intervalo. O presidente da Corte, Ayres Britto, concorda e suspende a sessão por 30 minutos. Antes do intervalo, o relator descreveu como o esquema era operado. Segundo o ministro, Dirceu era o comandante da rede e orientava Valério e Delúbio.
"José Dirceu era o responsável pela articulação política, o organizador e o mandante dos crimes de corrupção ativa", disse Joaquim Barbosa.
Segundo o ministro, "Dirceu é mencionado como negociador do esquema de compra de apoio político, que dependia de sua atuação como ministro da Casa Civil".
O presidente da Corte, Ayres Britto, reabre a sessão e passa a palavra ao relator, Joaquim Barbosa, que retomará seu voto.
"A defesa chegou a afirmar inicialmente que Valério nunca tinha participado de reunião com Dirceu, não teria distribuído dinheiro a parlamentares e que a relação com Delúbio era apenas de amizade", diz Barbosa.
O relator prossegue dizendo que, depois de declarações de testemunhas, "ele confessou ter participado de duas reuniões com Dirceu, não confirmando outros encontros". Por fim, segundo Barbosa, Valério "admitiu que compareceu a várias reuniões na Casa Civil".
Joaquim Barbosa cita depoimento da ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello. "Valério foi realmente um facilitador da interlocução das empresas do grupo Rural junto ao governo federal".
O ministro diz que a defesa de Dirceu tentou "desqualificar o testemunho de Roberto Jefferson por se tratar de um corréu com interesse de prejudicar Dirceu". Barbosa cita depoimento de testemunha que afirmou que a relação de ódio que se criou entre Jefferson e Dirceu era "matéria de imprensa".
O ministro fala sobre as viagens de Marcos Valério a Portugal, confirmadas por um dos dirigentes da Portugal Telecom. "As viagens de Marcos Valério no que diz respeito a esses atos não se limitam a essa famosa viagem referida aqui (na companhia de Rogério Tolentino e Emerson Palmieri)".
"É curioso notar que esta testemunha alegou que Valério teria interesse em manter negócios comerciais com a Portugal Telecom, tentando justificar a reunião", diz Barbosa. "Ocorre que a empresa não realizou qualquer negocio jurídico com Valério ou com suas empresas", afirma o relator.
"Um pequeno e desconhecido publicitário à época foi recebido em Portugal pelo dirigente do Banco Espírito Santo, pelos dirigentes da Portugal Telecom e pelo ministro de telecomunicações".
(segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário