quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mensalão

Voto do relator – 4
Joaquim Barbosa cita trecho do testemunho : "O ministro José Dirceu me pediu que indicasse alguém do PTB para que fosse a Portugal tratar dos interesses do PT".
"Conclui-se que a atuação de Valério mostra-se intimamente conectada com Dirceu, já que Valério buscava recursos para repassar a parlamentares da base aliada", diz Barbosa.
"Considero impossível acolher a tese de que Dirceu simplesmente não sabia que Valério vinha efetuando pagamentos em espécie em nome do PT aos líderes da base", afirma o ministro.
Barbosa cita o episódio no qual a então mulher de José Dirceu fez um empréstimo junto ao Rural para a compra de um imóvel. "Os réus só prestaram esses favores por se tratar da ex-mulher de Dirceu".
"Todo esse episódio contribui para revelar que Dirceu tinha superlativa influência e proximidade sobre os demais réus", afirma o relator.
Ele fala sobre as acusações contra José Genoino. "As provas mostram que José Genoino negociou valores a serem repassados a parlamentes do PP e ao presidente do PTB, Roberto Jefferson".
O ministro diz que, segundo depoimento de Emerson Palmieri, Jefferson solicitou dinheiro diretamente a José Genoino.
"Primeiro, a sede do PT, no edifício Varig, tornou-se uma espécie de central de reuniões entre Valério e Delúbio com deputados que receberam dinheiro", diz o ministro.
"A defesa também não informa por qual motivo os réus teriam indicado gratuitamente Genoino como negociador dos acordos financeiros", afirma Barbosa.
(segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário