quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mensalão

Voto do revisor - 3
O presidente da Corte, Ayres Britto, reabre a sessão e passa a palavra ao ministro revisor, Ricardo Lewandowski, que prossegue seu voto. Ele  analisa o caso de Emerson Palmieri, que foi primeiro-secretário do PTB e trabalhava como tesoureiro informal do partido. Ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
"Palmieri não tinha nada a ver com as finanças do partido", diz Lewandowski.
O revisor cita depoimentos que colocam em dúvida a participação de Palmieri no esquema.
Segundo o revisor, "não há nada que vincule" o réu a um dos sacadores dos recursos, a testemunha José Hertz. "Do exposto, não obstante a veemência da peça acusatória, sou forçado a concluir que também não há prova da participação de Emerson Palmieri nos saques realizados pelo motorista de Martinez", diz.
Lewandowski analisa agora um segundo conjunto de fatos, ocorridos já na presidência de Roberto Jefferson no PTB.
"Aqui nos já temos duas verbas, uma de R$ 145 mil, e outros R$ 200 mil que foram dados a Patrícia, que era a namorada, supostamente, do ex-presidente do PTB José Carlos Martinez", diz o ministro. "Assim, tem-se como prova contra o réu apenas o seu interrogatório no qual ele disse a Alexandre Chaves (pai de Patrícia) que entrasse em contato com Delúbio a pedido de Jefferson", diz o revisor. "E Jefferson assume a responsabilidade pelos fatos", completa Ricardo Lewandowski.
"Veja que a coisa é muito complicada. Este processo é um quebra-cabeça, senhor presidente", diz o revisor.
O ministro Ayres Britto se manifesta: "Este processo é peculiaríssimo, é ímpar. Ele não tem similar, não há como fazer comparações".
O ministro Celso de Mello também pede a palavra. Barbosa volta ao Plenário e assiste ao aparte de Celso de Mello escorado na cadeira de Ayres Britto.
Enquanto Lewandowski continua seu voto, Barbosa sorri. O revisor interrompe: "Não estou entendendo a ironia".
O ministro relator fala sobre a viagem feita por Palmieri a Portugal. "Quem estava nessa viagem mesmo? Tinha a representação do Estado brasileiro?"
"Vossa excelência está fazendo a pergunta a mim ou é uma pergunta retórica?", rebate Lewandowski. "Eu estou trazendo prova sobre provas. Gostaria de ser como vossa excelência,que só tem certezas".
(segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário