quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mensalão

Voto dos ministros - 1
Começa a sessão no STF em que os ministros votarão sobre a acusação de lavagem de dinheiro.
O ministro-relator, Joaquim Barbosa, pediu a palavra e esclarece pontos sobre os réus Tolentino e Samarane, sócios de Marcos Valério. Barbosa, lê provas que, segundo ele, comprovam a existência da "complexa organização criminosa" do mensalão.
Joaquim Barbosa e o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski, discordaram sobre a participação dos réus Rogério Tolentino, sócio de Marcos Valério, e Vinícius Samarane, ex-diretor do Banco Rural, no crime de lavagem de dinheiro. O relator votou pela condenação dos dois réus, enquanto Lewandowski absolveu.
Para Lewandowski, as denúncias dizem respeito ao Banco Rural, mas não há provas do envolvimento de Vinícius Samarane no crime de lavagem de dinheiro. "Eu sei que ficarei isolado, mas isso faz parte de um julgamento colegiado", disse o revisor.
A ministra Rosa Weber, primeira a votar, informa que será breve e começa condenando Marcos Valério, Vinicius Samarane, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Rogério Tolentino e absolvendo Ayanna Tenório e Geiza Dias.
Rosa Weber argumenta sobre a acusação de lavagem de dinheiro referente ao deputado federal João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil. A ministra votou pela condenação de Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, de lavagem de dinheiro, mas absolveu o deputado federal João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados.
O próximo a votar é o ministro Luiz Fux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário