quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Luiz Coronel é o patrono da 58ª Feira do Livro

Escritor de Bagé venceu a eleição contra nove candidatos.

O escritor Luiz Coronel foi escolhido como patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada entre 26 de outubro e 11 de novembro. O resultado da votação foi divulgado na manhã desta quinta-feira pela Câmara Rio-grandense do Livro (CRL). Coronel foi o eleito entre nove candidatos: Aldyr Gracia Shlee, Airton Ortiz, David Coimbra, Cláudio Moreno, Celso Sisto, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich, Dilan Camargo e Fabrício Carpinejar.
Após o anúncio, o patrono afirmou que é um homem de projetos e que deseja participar ativamente do evento, além de propor sugestões que valorizem os escritores gaúchos. Conforme Coronel, o Estado possui dois trilhos marcantes, que são Érico Veríssimo e Mario Quintana, mas ressaltou que o impulso criativo não para por aí. "São legiões de pessoas que no seu silêncio estão lá criando seus poemas, seus contos, seus romances. E o Rio Grande do Sul mostra sua pulsação, sua brasilidade, sua riqueza e identidade cultural na Feira do Livro", destacou.
O autor disse que, antes de qualquer outra pessoa, o escritor precisa escrever para si mesmo e que ao fazer isso ele desempenha papéis para um palco, que é a sua mente. "Cada livro é um mergulho, se tu estás escrevendo sobre o mar vira sereia, se estás escrevendo sobre o Rio Grande do Sul vira ginete", exemplificou.
Nascido em Bagé, Coronel é formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Possui 52 livros editados, sendo a poesia, universal e regional, seu segmento preferido. Em parceria com atores e músicos, realiza recitais sobre a poesia social brasileira e causos gaúchos.(Com informações do CP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário