quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mensalão

Maioria condena seis e absolve ex-vice do Rural

Segundo MP, grupo ocultou origem do dinheiro usado para compra de votos.
Com o voto de Cármen Lúcia no fim da tarde desta quarta-feira (13), seis réus já estão condenados pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de lavagem de dinheiro no julgamento do processo do mensalão. Entre eles, estão Marcos Valério, acusado de ser o operador do suposto esquema de compra de votos no Congresso, e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e Jos[e Roberto Salgado.
As condenações só serão definitivas ao final do julgamento porque, antes da proclamação dos resultados, qualquer ministro pode modificar o voto, embora isso seja improvável.
Além de Valério, foram condenados os sócios dele Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e a ex-funcionária Simone Vasconcelos. Simone é a única entre os acusados que não havia recebido condenação em outro crime. Com isso, 9 dos 37 acusados de esquema de compra de votos no Congresso Nacional já foram condenados.
Sete dos dez magistrados que, até a publicação desta reportagem,  já tinham apresentado o voto decidiram também absolver uma acusada por falta de provas, a ex-vice-presidente do Rural Ayanna Tenório.
O atual vice-presidente do Banco Rural Vinícius Samarane soma cinco votos pela condenação e dois pela absolvição – entenderam que ele era inocente Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. O advogado de Valério, Rogério Tolentino, soma cinco votos pela culpa – Lewandowski e Dias Toffoli votaram pela absolvição.
A funcionária de Marcos Valério Geiza Dias, chamada de "mequetrefe" pelo advogado de defesa – o defensor argumentou que ela era uma mera empregada da agência de publicidade – tinha quatro votos pela absolvição e três pela condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário