quinta-feira, 6 de setembro de 2012

adidas espera vender 5 milhões de “Brazucas”
A adidas anunciou que espera vender 5 milhões de “Brazucas”, a bola da Copa do Mundo de 2014. A um preço médio de 70 dólares, a projeção significa um faturamento mundial de 350 milhões de dólares – R$717 milhões.
 A empresa fornece desde 1970 as bolas da Copa, que tiveram como primeiro nome “Telstar”, mantido em 1974. Em 1978 e 1982 ela foi a “Tango”, em 1986 “Azteca (em material sintético), 1990 “Etrusco”, 1994 “Questra”, 1998 “Tricolore”, 2002 “Federnova”, 2006 “Teamgeist” (“Espírito de equipe” em alemão) e 2010 a contestada “Jabulani” (“Celebração” em zulu, uma das 13 línguas da África do Sul, e com 11 cores, uma para cada província do país).
 A sede da adidas fica em Herzogenaurach, uma pequena cidade alemã de 24 mil habitantes a 23 quilômetros de Nùrnberg, na Baviera. Sua origem em 1923 foi a empresa “Gebrúder Dassler Schufabrik”, “Fábrica de calçados irmãos Dassler”, de Adolf “Adi” e Rudolf “Rudi” Dassler. Em 1936 eles forneceram as sapatilhas do corredor norte-americano Jesse Owens, ganhador de quatro ouros na Olimpíada de Berlim – para grande desgosto do “Führer” Adolf Hitler.
 Em 1949 Adi rebatizou a antiga firma como “adidas”, a marca das três listras, usando o próprio nome, e Rudi criou a rival “Puma”, inicialmente “Ruda”. Um modelo avançado de chuteiras “adidas” com travas atarracháveis ajudou a Alemanha Ocidental a ganhar a Copa de 1954, especialmente a final contra a Hungria, em campo embarrado – com Adi como consultor pessoal do técnico Sepp Herberger. A empresa começou a fabricar bolas em 1963 e fornece material para todas as competições da Fifa, incluindo camisetas de seleções, além de abastecer campeonatos mundiais de outros esportes e as Olimpíadas.(Cláudio Dienstmann)   

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