terça-feira, 21 de agosto de 2012




Prefeitura: quem pode vencer nas capitais?
Faltando 45 dias para as eleições que definirão os prefeitos de todos os municípios brasileiros, a luta pela conquista das capitais segue forte. Cada partido busca eleger seu candidato na principal cidade do Estado, o que confere um poder maior no cenário político
Hoje, tomando por base as diversas pesquisas realizadas até aqui, o quadro mostra que alguns partidos perderam fôlego e outros cresceram bastante. Claro que, até o dia da votação, muita coisa poderá mudar, pois o cenário, em alguns casos, é de quase empate técnico. Mesmo assim, tomando por base quem líder as pesquisas, hoje, teremos os seguintes partidos conquistando as prefeituras das capitais:
PSB – (5) – Curitiba – Teresina – Belo Horizonte – Cuiabá e Porto Velho
PDT – (4) – Porto Alegre - Maceió – Natal e Macapá
PMDB – (4) – Rio de Janeiro – Campo Grande – Boa Vista e João Pessoa
DEM – (3) – Fortaleza – Salvador e Aracajú
PSDB – (2) – Vitória e Rio Branco
PT – (2) – Goiânia e Recife
PC do B – (2) – Florianópolis e Manaus
PSOL – (1) – Belém
PP – (1) – São Luiz
PRB – (1) – São Paulo
PV – (1) – Palmas
Comparando com o quadro atual, veja quem pode ganhar e quem pode perder prefeituras de capitais:
PT – tem sete e pode ficar com duas; PSB – tem três e pode ficar com cinco
PMDB – tem três e pode ficar com quatro; PDT – tem três e pode ficar com quatro
DEM – não tem nenhuma e pode ganhar três; PSOL – não tem nenhuma e pode ganhar uma; PRB – não tem nenhuma e pode ganhar uma; PTB – tem três e pode ficar sem nenhuma; PC do B – tem uma e pode ficar com duas; PSDB – tem uma e pode ficar com duas; PV – tem uma e pode continuar com uma; PP – tem uma e pode continuar com uma; PEN – tem uma e pode ficar sem nenhuma.


Fórum Social Mundial 2013
Faltando 161 dias para a edição 2013 do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, o evento foi tema de encontro na manhã desta segunda-feira, dia 20 de agosto, na Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local. 
Na pauta da reunião - com a participação do secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza da Silva, o Neco, e o diretor de Meio Ambiente da entidade, Lélio Falcão - foram examinadas questões como divulgação, licitações e orçamentos. A central sindical é uma das instituições envolvidas com a promoção e realização do Fórum Social Mundial na Capital.
A pauta também abordou temas considerados de relevância para a edição do Fórum em Porto Alegre, como o futuro das cidades e o desenvolvimento sustentável e aspectos do mundo do trabalho. O Fórum será realizado no final de janeiro, com comparecimento provavelmente significativo de prefeitos e vereadores eleitos no pleito deste ano - muitos deles em primeiro mandato. A presença deste público valoriza ainda mais o debate de temas relacionados aos centros urbanos e atividades produtivas sustentáveis.
O secretário Cezar Busatto destacou iniciativa da prefeitura que cria a Semana do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, a ser incluída no calendário oficial da cidade. O evento, de caráter político, econômico, ambiental, social e turístico será realizado anualmente, na última semana do mês de janeiro. O projeto de lei nº 036/2012, que tem o apoio do Comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial, foi enviado à Câmara Municipal e se encontra para análise na Procuradoria daquela Casa.
Foto: Poti Silveira Campos/Divulgação PMPA



Servidores da PF prometem queimar documentos
Os servidores administrativos da Polícia Federal (PF) organizaram para esta terça-feira (21), às 16h, uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto. No ato, eles prometem queimar todos os termos de acordo firmados com o governo a fim de mostrar que o clima entre os grevistas “vai esquentar” no decorrer da semana – vésperas de mais uma rodada de negociações. Os documentos que serão queimados foram assinados entre o sindicato da categoria (SINPECPF) e o governo para estipular prazos para a reestruturação da carreira administrativa da PF. "Na verdade, quem queimou estes documentos primeiro foi a União, que não honra a parte dela no contrato", afirma a presidenta do SINPECPF, Leilane Oliveira.


Pacote revela fracasso do PAC
O senador Alvaro Dias criticou nesta segunda-feira (20) as concessões de estradas e ferrovias lançadas na semana passada pelo Governo Federal. Para ele, trata-se de uma admissão de que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fracassou. Segundo Alvaro Dias, o PAC é uma fraude, que só reúne siglas, programas já existentes e obras antigas. Ele chegou a acusar o PT de “demonizar” as privatizações e ter afirmado, nas campanhas presidências de 2006 e 2010, que o PSDB é pouco patriota. O senador afirmou ainda que o Programa de Investimentos em Logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em reforma e construção de rodovias federais e ferrovias, ao longo de 30 anos. “A mídia repercute, mas isso é muito pouco ou quase nada diante do que o país precisa”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário