quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Isenção de IPI para automóveis não será prorrogada
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou nesta terça-feira (31) um balanço do desempenho da indústria automotiva após a decisão do governo de isentar a cobrança do Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) incidente sobre a fabricação de veículos. E aproveitou para afirmar que o Planalto não deve manter a isenção. “Não está em cogitação a manutenção da redução de IPI a partir de agosto. A redução vai até 31 de agosto e está mantida”, disse.
Segundo Mantega, o Brasil deve registrar o melhor desempenho de vendas de automóveis para um mês de junho neste ano, com cerca de 360 mil veículos. “Em maio resolvemos reduzir o IPI em função da queda nas vendas que estava ocorrendo e aumento do estoque, o que poderia resultar em demissões. Estávamos preocupados com a continuidade da indústria automobilísticas, que é importante para economia brasileira”, disse o ministro. “Foram 280 mil veículos vendidos em maio. Do ponto de vista internacional é muito alto, mas mostrava que a indústria nacional estava declinando. Em junho, as vendas foram 353 mil veículos, houve um crescimento forte”, afirmou.


Emissário subaquático do Pisa
Emissário é composto por 22 tubos numa extensão de 11 quilômetros
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta quarta-feira, 1º, às 11h, a instalação no leito do Guaíba do último tubo do emissário subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). Esse tubo, em polietileno de alta densidade (PEAD), tem 1m60cm de diâmetro e 500 metros de extensão. Com esse procedimento, o Dmae conclui a implantação desse trecho do emissário, composto por 22 tubos numa extensão de 11 quilômetros, entre o bairro Cristal e a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, na zona Sul da cidade. Em caso de chuva, o evento será transferido. 
O evento vai ocorrer na avenida Diário de Notícias próximo à Estação de Bombeamento de Esgoto do Cristal, onde está localizada a chaminé de equilíbrio e o mirante. Após a instalação do tubo, ficarão faltando apenas realizar pequenas interligações para concluir totalmente o projeto do emissário subaquático.
Diferenciais da obra do Emissário Subaquático
A produção dos tubos – No Brasil não existiam empresas que produzissem tubulações com o diâmetro necessário. A empresa contratada pelo Dmae, via licitação, importou a tecnologia para produção e, com isto, o Brasil passou a dispor da possibilidade de atender a este mercado.
A logística – As tubulações foram produzidas em São Paulo e transportadas por rebocadores via marítima desde São Vicente até Rio Grande e, depois, de Rio Grande pela Lagoa dos Patos até o Guaíba
A instalação – Para submergir as tubulações do emissário subaquático, foi necessária a intervenção de mergulhadores e dragas dentro do Guaiba.
Construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria 
A obra da Estação de Tratamento de Esgotos Serraria, localizada na zona Sul da cidade conta com cerca de 700 trabalhadores. São mais de cinco hectares em obras. É neste local que serão tratados os esgotos coletados nas bacias do arroio Tamandaré (parcial), do arroio Dilúvio, do arroio Cavalhada, do arroio Capivara e do arroio do Salso. O sistema de tratamento será em nível terciário, o que vai garantir que após o tratamento a água seja devolvida ao Guaíba em condições muito superiores àquela em que foi captada. A capacidade de tratamento da ETE corresponderá a 4.100 l/s.
Foto: Luciano Lanes/PMPA




Universidades: rejeitada proposta do governo
Nova reunião de negociação no Ministério do Planejamento está marcada para esta quarta-feira
A maioria das assembleias de docentes das universidades, institutos e centros tecnológicos federais rejeitou a segunda proposta de reajuste  e reestruturação de carreira, apresentada pelo governo na última terça-feira (24). De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), até as 11h30 desta terça-feira (31), 48 de 57 instituições de ensino superior haviam votado pela continuidade do movimento.
Nesta quarta-feira, os professores se reúnem às 21h com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a fim de dar uma resposta oficial à proposta da União. O governo federal ofereceu reajuste de 25% a 40% a ser aplicado em três anos ao salário dos docentes, em lugar dos aumentos a partir de 12% inicialmente sugeridos. No entanto, a posição do Andes é que reivindicações importantes acerca de progressão de carreira, gratificações e avaliação de desempenho não foram contempladas.
Os professores são apenas um dos 29 setores do funcionalismo público paralisado. Na manhã desta terça-feira, a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) e outras entidades representativas participaram de um protesto na Esplanada dos Ministérios. De acordo com Sérgio Ronaldo da Silva, diretor do Condsef, protestos semelhantes ocorrem em outras unidades da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário