terça-feira, 31 de julho de 2012

Novos recursos para obras da Copa 
As melhorias no transporte coletivo e na mobilidade urbana de Porto Alegre serão ampliadas com o anúncio de novos recursos oriundos da Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, confirmada nesta segunda-feira, dia 30, no Diário Oficial da União. Ao todo são mais de R$ 311, 3 milhões financiados pelo Governo Federal que permitirão ampliação de diversos projetos preparatórios ao mundial e que ficarão como legado para a Capital.
O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico e também secretário da secretaria extraordinária da Copa, Urbano Schmitt, explica a importância desses recursos para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. “ A prefeitura aproveitou o lançamento de uma linha de crédito do Governo Federal, com juros menores que os do PAC da Copa, para  utilizar na melhoria do transporte coletivo e na ampliação dos projetos, com a inclusão de ciclovias, paisagismo, urbanismo drenagem, iluminação, esgoto, pavimentação, segurança e toda a infra-estrutura necessária para a melhoria da cidade e qualidade de vida da população”, salientou o secretário.  
Melhorias no transporte coletivo:
Serão implantados cinco terminais de integração com o objetivo de proporcionar mais comodidade aos passageiros que utilizarão os sistemas de BRTs: Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT Padre Cacique).
Também serão construídas estações de ônibus especiais em frente à Rodoviária, com ligação subterrânea com o Trensurb, e outra na Salgado Filho (canteiro Central), liberando as vias laterais do uso de ônibus, abrindo espaço para a implantação de ciclovia e de mais espaço para os pedestres.
Os recursos inicialmente previstos para o BRT Assis Brasil, em virtude da vinda do metrô, foram deslocados para o BRT João Pessoa, que seguirá pela avenida Salgado Filho, descerá pela Borges de Medeiros até a José de Alencar, onde se encontrará com o BRT Padre Cacique, garantindo total funcionalidade ao sistema, que terá início no Terminal Antônio de Carvalho e término no Terminal Cristal, ou vice versa, conforme a direção do usuário.
No viaduto a ser construído sobre a Bento Gonçalves, foi incluída uma estação especial de BRT, o que transformou o viaduto em estaiado com dois níveis: no de cima, passarão os carros e, no de baixo, os veículos coletivos. No viaduto sobre a Plínio Brasil Milano, também foi incluída uma estação de ônibus especial, dentro dos critérios de acessibilidade universal (rampas, elevadores, entre outros).

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