quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Educação: RS tem pior resultado na Região Sul
Após divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Estado entra em alerta.
Os jornais divulgaram no final da tarde de ontem, os índices mostrando que a educação, sempre tratada como prioridade em campanhas eleitorais e programas de governo, está mal em relação aos outros estados do Sul.
Pelo estudo divulgado pelo IDEB, o Estado não alcançou metas estabelecidas para 2011, com destaque para o Ensino Médio, com a pior avaliação. Em 2009, o IDEB no Ensino Médio era de 3,9, tendo despencado, em 2011, para o mesmo índice de seis anos atrás, ou seja, 3,7. A meta planejada pelo Ministério da Educação, será de 4, que não foi alcançada.
Para autoridades e profissionais envolvidos no assunto, a pouca capacidade de investimento do Estado pode explicar parte dos problemas, mas fatores que influenciam negativamente o Ensino Médio, são muitos. Currículo defasado e confronto entre governo e professores são alguns exemplos de influência negativa.
Para o secretário estadual da Educação, José Clovis de Azevedo, o problema é a forma como o IDEB determina os resultados, ou seja, por meio de amostragem no terceiro ano, não formando um panorama completo. Para Azevedo, apesar da queda do índice, houve uma pequena melhora na aprovação dos alunos no RS.
— No ano passado, constatamos a situação crítica do Ensino Médio e iniciamos a discussão da proposta da reestruturação. Neste ano, começou a ser implantado no primeiro ano. Será implantado só em 2014 no terceiro ano. Portanto, a prova feita no Ensino Médio está completamente descolada desse processo — argumentou.
Santa Catarina é líder do Ensino Médio no Brasil, com IDEB de 4,3. O Paraná é o terceiro, com 4 de índice. No Sul, apenas o nosso Estado despencou, com índice de 3,7, o que nos dá o título de último colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário