quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bom dia
Não sou daqueles que defendem as pesquisas eleitorais. Acho que elas, de certa forma, acabam induzindo o eleitor a votar em quem está na frente. Principalmente quando, ao se aproximar o dia da eleição, ainda existem muitos indecisos. Acho que uma pesquisa no começo da campanha e outra de boca de urna seriam mais do que suficientes. Mas pesquisa é do jogo e, mesmo nunca tendo sido pesquisado nem conhecer alguém que já tenha sido, aceito os números que são divulgados.
As pesquisas dão uma ideia do comportamento do eleitorado, sem dúvidas. Basta analisar alguns casos para se verificar que o eleitor, de alguma forma, reage ao que lhe é ofertado pelos partidos, Veja-se o caso de José Serra, por exemplo. Colocado em segundo lugar, perdendo para Celso Russomanno, Serra vê seu destino tragicamente traçado nos números da pesquisa. Se perder a eleição, pelo menos no meu ponto de vista, o tucano estará definitivamente fora de qualquer pleito daqui pra frente.
Por outro lado, o candidato de Lula, também em São Paulo, Fernando Haddad, amarga míseros 8% na pesquisa. É o reflexo da inconformidade do paulistano com a atitude soberba de Luiz Inácio que desdenhou da companhia de Erundina para ficar com Maluf. Deu no que deu. Entendo que, dificilmente, o candidato petista alcance números consideráveis. Lula, o criador, acabou matando a criatura.
Neste ponto, sou obrigado a concordar que as pesquisas refletem o ânimo do eleitor. Prometo voltar ao assunto.
No vídeo de hoje, uma magnífica interpretação da Orquestra Filarmônica Russa, executando Hino 310. Não perca. Estou torcendo para que todos tenham um Bom Dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário