segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prefeitura abre mais 354 leitos para o SUS e reestrutura emergências
Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências receberá R$ 18,6 milhões
A prefeitura apresentou nesta segunda-feira, 25, o Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências da Região Metropolitana e de Porto Alegre. Em coletiva de imprensa, o prefeito José Fortunati anunciou para 2012 a abertura de 354 novos leitos hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a reestruturação das emergências hospitalares.
Estão previstos investimentos de R$ 18,6 milhões na reestruturação, expansão e aperfeiçoamento dos serviços de emergência hospitalares e no aumento do número de leitos clínicos de apoio para urgências, leitos de UTI e leitos de longa permanência. A ampliação do número de leitos pelo SUS em Porto Alegre faz parte de um total previsto de 1.077 leitos hospitalares a mais a serem implantados pelo município até o final de 2013.
O prefeito destacou que a abertura de leitos rompe a lógica registrada nos últimos anos no país e está integrada a um processo mais amplo para qualificar o serviço de atendimento aos cidadãos. “Assumi o compromisso com a cidade que passaríamos a priorizar de forma absoluta a área de saúde”.
As novas vagas incluem 238 leitos clínicos de apoio às emergências, 50 de longa permanência e 66 de UTI. O plano qualificará o atendimento pelo SUS oferecido nos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Parque Belém, Santa Casa de Misericórdia, São Lucas da PUC, Pronto Socorro e o de Clínicas. Ainda, serão qualificados 248 leitos já existentes pelo SUS.
Porto Alegre foi a segunda capital brasileira a construir um plano de ação regional para a estruturação da rede de atenção às urgências depois que o governo federal publicou, em novembro de 2011, a portaria 2.395, garantindo incentivos para ampliação e qualificação do atendimento hospitalar de emergência. Por atender a este requisito, a capital gaúcha está habilitada aos recursos para os novos leitos anunciados. De acordo com a normativa federal, a manutenção dos investimentos está condicionada a metas na qualificação da atenção nos hospitais. Para isso, eles terão de atender aos mecanismos de regulação e de gestão clínica, com foco no aprimoramento do cuidado aos pacientes e na eficiência dos leitos disponíveis.
 Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário