sexta-feira, 22 de junho de 2012

Justiça decide: Cachoeira segue preso
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou nesta quinta-feira a concessão de um habeas corpus ao contraventor Carlinhos Cachoeira, chefe da máfia dos caça-níqueis em Goiás. A decisão é da 2ª Turma Criminal, que manteve, por unanimidade, o mandado de prisão emitido contra Cachoeira durante a operação Saint Michel, deflagrada em abril pelo Ministério Público do Distrito Federal. Com a determinação, Carlinhos Cachoeira segue detido no presídio da Papuda, em Brasília.
O juiz José Carlos Souza e Ávila, relator do caso, votou contra a concessão do benefício. "A possibilidade de destruição e de desaparecimento de provas se mostra possível com a libertação do paciente", afirmou. Ele listou fatos concretos que mostravam a articulação de Cachoeira para favorecer a infiltração da empresa Delta no governo do Distrito Federal, e citou o "risco de reiteração delituosa". O juiz Roberval Belinati acompanhou a argumentação de Ávila: "Em liberdade, ele poderá voltar a delinquir, colocando em risco a ordem pública".



Caminhada contra drogas e a favor da vida
A 19ª Caminhada pela Vida, neste domingo, 24, vai chamar atenção, mais uma vez, para o prejuízo das drogas à saúde, às famílias dos usuários e para as consequências sociais do tráfico, como a violência. Promovida anualmente pelo Conselho Municipal sobre Drogas de Porto Alegre (Comad) – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) -, a caminhada terá início às 10h, em frente ao Monumento do Expedicionário, na avenida José Bonifácio, e fará a volta pelo Parque da Redenção até retornar ao ponto de partida. São convidadas a participar pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.
Os participantes farão o trajeto ao som da Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Liberato Salzano Vieira da Cunha, que vai puxar a caminhada. Para a população, será distribuído pelas secretarias municipais de Saúde, da Juventude e da Educação e pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) material informativo sobre os riscos das drogas e os projetos desenvolvidos pelo município para desestimular os jovens a usá-las e para enfrentar a dependência química.  
No espaço do Comad, o público terá à disposição questionários aplicados para avaliar o grau de dependência de substâncias como álcool e fumo e o nível de qualidade de vida (clique aqui e faça o seu teste agora). Também haverá um estande da Procempa com computadores para utilização gratuita de Internet. O evento é apoiado ainda pelo Fórum Municipal Antidrogas e pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Rio Grande do Sul (Coned-RS).
Foto: Cármen Jasper/PMPA



PSB aprofunda crise com o PT em Recife
O ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-presidente do Porto de Suape Geraldo Julio será apresentado hoje (22) como candidato do PSB à prefeitura do Recife.
Apontado como favorito desde a semana passada, Julio foi o escolhido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), entre quatro nomes que se desincompatibilizaram do governo para disputar a eleição.
Pesquisas de opinião mostrando que a população tem preferência por um candidato com perfil de administrador basearam a escolha. Formado e pós-graduado em Administração, Julio foi o responsável pela implantação do modelo administrativo do Estado ainda na primeira gestão de Campos, quando ocupou a Secretaria de Planejamento.
A formalização da candidatura própria aprofunda a crise entre PT e PSB no Recife. Segundo fontes do PSB, Campos deve levar 15 dos 16 partidos que formam a Frente Popular para a candidatura de Julio, isolando o candidato do PT, o senador Humberto Costa.
Os partidos tinham um acordo no qual o PSB seria apoiado nas disputas para o governo e o PT para a prefeitura. Campos rompeu o acordo alegando que o PT não tem unidade interna. O atual prefeito, João da Costa (PT), se revoltou contra Humberto depois de ser afastado da disputa pela direção nacional do PT a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Campos queria que o PT indicasse o vice de Julio. A possibilidade chegou a ser avaliada por lideranças petistas mas descartada depois da divulgação de uma pesquisa, no final de semana, apontando o franco favoritismo do senador petista, que tem entre 30% e 35% das intenções de voto, dependendo do cenário pesquisado.



Exposição “Gaúchos na Copa” na Ulbra Porto Alegre
A exposição móvel “Gaúchos na Copa”, com 25 painéis sobre o campeonato mundial de futebol e a participação de personagens do Rio Grande do Sul, está desde a última segunda-feira, 18 de junho, na Ulbra Porto Alegre.
O projeto, inaugurado em 2009, já percorreu pontos de Porto Alegre como o Gasômetro, Assembleia Legislativa, Aeroporto Salgado Filho e shopping centers, além de cidades da região metropolitana, como Gravataí e Canoas.
Na Ulbra, a exposição integra uma série de atividades alusivas à Copa, que estão sendo propostas pelo Comitê Ulbra 2014. As atividades do projeto são mensais, e a exposição “Gaúchos na Copa” será exibida até o dia 30 deste mês, no saguão térreo na Ulbra Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário