quarta-feira, 18 de março de 2020



Sobe para 3 o número de mortos 
por coronavírus no Brasil
Mais duas mortes por coronavírus foram registradas em São Paulo nesta quarta-feira (18). Com isso, o número de óbitos subiu para três no Brasil. Os dados foram confirmados pelo coordenador do centro de contingência contra a doença no estado, o médico David Uip. As vítimas, de 65 e 80 anos, estão dentro do grupo de risco da Covid-19. A morte da primeira vítima, de 62 anos, foi comunicada na última terça. Todos os casos foram registrados no mesmo hospital localizado na capital paulista.

Ministra garante abastecimento
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu nesta quarta-feira (18) que o país não ficará desabastecido de alimentos durante a crise provocada pelo coronavírus. "Não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo", disse ela em nota do Ministério da Agricultura. Ainda segundo ela, a agropecuária brasileira "segue produzindo com êxito e abastecendo o mercado". Ela também tranquilizou a população quanto à oferta de produtos alimentícios no varejo. Conforme a nota, o monitoramento de rotina feito pela pasta não verificou nenhum indício de problemas no abastecimento. No mesmo sentido, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil emitiu nota na qual "em nome dos produtores rurais brasileiros, assegura à população que continuaremos produzindo normalmente". Ainda no texto, a CNA diz esperar que "o Governo assegure que a cadeia de abastecimento seja protegida e garantido o seu funcionamento, com regras adequadas e com o suporte econômico que for necessário".

Saúde e Justiça definem medidas 
de prevenção nos presídios
Os ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, editaram nova portaria conjunta, nesta quarta-feira (18), estabelecendo medidas a serem adotadas em presídios para evitar casos e a propagação do coronavírus. Conforme o governo, as normas devem ser seguidas em todo o sistema prisional e preveem redução ou suspensão de reuniões de grupos religiosos e de voluntários, uso de máscaras durante o transporte de presos e alertas visuais sobre a prevenção e o enfrentamento da covid-19. Presos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas ou respiratórias terão prioridade no monitoramento feito por profissionais de saúde que atuam nos estabelecimentos prisionais conforme a portaria. Há também norma para o isolamento dos detentos suspeitos ou confirmados com o coronavírus em espaços ventilados e com meios de higienização das mãos. Caso o presídio não tenha condições de fazer isolamento, o texto sugere que sejam usados marcadores, “definindo um espaço de dois metros de distância dos demais custodiados”. A portaria ainda recomenda a redução do número de visitantes ou a suspensão total das visitas.

INSS suspende atendimento 
em agências por 15 dias
O INSS suspendeu o atendimento em suas agências por 15 dias na tentativa de conter o avanço do coronavírus. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o órgão, apenas atendimentos já agendados para três serviços "essenciais" continuarão sendo prestados: para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais. O órgão já havia suspendido por 120 dias a prova de vida para concessão de benefícios porque idosos são considerados grupo de risco para a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário