sexta-feira, 17 de janeiro de 2020



CNJ nega pedido da oposição contra
apoio de cartórios à criação do Aliança
O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, decidiu nesta quinta-feira (16) negar o pedido formulado por cinco partidos da oposição para barrar a atuação de cartórios no recolhimento de assinaturas para a criação do Aliança pelo Brasil, partido lançado pelo presidente Jair Bolsonaro. PT, PCdoB, PDT, PSOL e PSB acionaram o CNJ sob a alegação de que há uma "relação não republicana" entre cartórios brasileiros e o futuro partido de Bolsonaro, que precisa coletar ao menos 491,9 mil assinaturas até março para sair do papel e disputar as eleições deste ano. A liminar foi negada por Humberto Martins, que avaliou não ter ficado comprovado, até agora, "estar ocorrendo ilegalidade". No entendimento de Martins, há previsão legal (Lei 8.935/94) "que autoriza os tabeliães de notas a realizarem as diligências necessárias ou convenientes ao preparo dos atos notariais", observou o ministro.

Resultado do Enem será divulgado nesta sexta; 
saiba como acessar
O resultado do Enem 2019 será divulgado nesta sexta-feira (17). Para acessar a nota, o aluno deve acessar a página do participante, inserir o CPF e a senha. As provas do exame foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2019 por 3,7 milhões de brasileiros. Com a nota em mãos, o estudante pode se inscrever em universidades, pelo Sisu, e aos programas Prouni e Fies. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, apresentam à imprensa os resultados a partir das 10 horas.

MPF abre inquérito contra Bolsonaro e Rodrigo Maia
Em portaria datada de 13 de janeiro e publicada nesta quinta-feira (16) no Diário Eletrônico do Ministério Público Federal, a Procuradoria da República no Distrito Federal define a abertura de inquérito civil contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A investigação deve apurar supostas "interferências indevidas [...] na aprovação da PEC nº 06/2019 (Reforma da Previdência)", revela o documento, assinado pelo procurador Carlos Bruno Ferreira da Silva.

Líder supremo do Irã afirma que Trump
é um palhaço que vai trair os iranianos
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou nesta sexta-feira (17) que o presidente Donald Trump é um palhaço que só finge apoiar os iranianos, mas que vai enfiar uma faca envenenada em suas costas.
Os comentários foram feitos durante seu primeiro sermão de sexta-feira em oito anos.
O aiatolá disse que o velório para o general Qassem Soleimani, que foi morto por um ataque dos EUA no começo deste mês, mostra que o povo iraniano apoia a república islamita.
Ele afirmou que o assassinato covarde de Soleimani tirou de campo o mais eficaz comandante contra o Estado Islâmico.

Cerveja contaminada
O Ministério da Agricultura encontrou substâncias tóxicas em 8 cervejas da marca Backer. Uma delas é o dietilenoglicol, achado no sangue de uma pessoa que morreu em Minas Gerais após consumir a cerveja. Outras 3 mortes estão sendo investigadas. Segundo o governo, são 21 lotes contaminados. 

Além do dietilenoglicol, o monodietilenoglicol também foi achado nas cervejas da Backer. Mas há diferenças nas duas substâncias, usadas na indústria como anticongelante. O dietilenoglicol é mais perigoso, mas o monodietilenoglicol também é tóxico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário