quarta-feira, 17 de abril de 2019






Bombeiros resgatam mais dois corpos na Muzema

 


Mais dois corpos foram resgatados, nesta quarta-feira (17) pelo Corpo de Bombeiros nos escombros dos dois prédios que desabaram na comunidade da Muzema, Zona Oeste do Rio. Com isso, sobe para 18 o número de mortos na tragédia. Seis pessoas ainda são consideradas desaparecidas.

Os dois corpos foram retirados do local por volta das 14h. Segundo os bombeiros, são corpos de um homem e de uma mulher.

Este é o sexto dia de buscas no Condomínio Figueira do Itanhangá, onde os dois prédios desabaram na sexta-feira (12). Os últimos corpos haviam sido encontrados na manhã de terça-feira (16). Entre eles havia o de uma mulher grávida.

O trabalho de busca é feito com a ajuda de cães farejadores e também com as informações dadas pelos moradores da área. Militares do Exército também auxiliam na busca.






Moro autoriza uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios


Portaria assinada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública, pelo período de 33 dias, na Esplanada dos Ministérios, via de Brasília que concentra os principais prédios públicos da capital federal. A portaria publicada no "Diário Oficial da União" entrou em vigor nesta quarta-feira (17).

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, Moro atendeu a um pedido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pasta comandada pelo ministro Augusto Heleno que é responsável pela segurança do presidente e ações de inteligência.

A assessoria do GSI confirmou que a iniciativa de solicitar o emprego da Força Nacional na Esplanada foi da pasta e informou que a motivação é a previsão de que ocorram manifestações na área central de Brasília nas próximas semanas.

Ainda de acordo com o Gabinete de Segurança Institucional, o pedido de uso da Força Nacional é de "caráter preventivo" para garantir a segurança do patrimônio da União e dos servidores que atuam nos prédios públicos da região.

"Registramos que este procedimento faz parte da definição de atribuições que constam do Protocolo Integrado de Segurança da Esplanada dos Ministérios do Governo do Distrito Federal", ressaltou a assessoria do GSI por meio de nota.






Dezesseis prédios na Muzema serão implodidos


Depois da tragédia do desabamento de dois prédios na Muzema, na Zona Oeste do Rio, 16 prédios do condomínio Figueiras do Itanhangá serão implodidos pela Prefeitura. Três imóveis que serão demolidos ficam próximos aos dois prédios que desabaram.

As demolições ocorrerão após terminarem as buscas pelos oito desaparecidos que ainda estão sendo procurados pelo Corpo de Bombeiros.

Outras quatro liminares estão sendo analisadas, e mais prédios podem ser demolidos.


Uma das empresas que será intimada pela delegacia é a Gaúcha New Construtora Consultoria Planejamento e Projetos LTDA, citada em uma Ação Civil Pública, conforme divulgado pelo jornal O Globo nesta quarta-feira, em que também estão envolvidos o município do Rio e a Olimpique Incorporações e Participações LTDA.

Na decisão da última segunda-feira (15), o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, da 7ª Câmara Cível do TJRJ, determinou a "pronta suspensão de qualquer movimento de terras no local demarcado da ação (Condomínio Figueiras do Itanhangá), assim como impedir a realização de obra e de construções novas, ainda que a título de acréscimos a construções ali já existentes".






Alan García morre após dar tiro na cabeça


O ex-presidente peruano Alan García morreu em um hospital em Lima após tentar suicídio com um tiro na manhã desta quarta (17).

O diretor do hospital, Enrique Gutiérrez, afirmou que ao dar entrada no hospital, o ex-presidente tinha dois orifícios de bala no crânio, “um de entrada e um de saída”.

García tentou suicídio após a chegada de policiais na sua casa, em Lima, para prendê-lo por um caso de corrupção ligado à empreiteira brasileira Odebrecht.

A Justiça do Peru havia determinado a prisão de dez dias do ex-presidente pela acusação de receber dinheiro ilegal da Odebrecht em uma campanha eleitoral em 2006, de acordo com o site do jornal peruano "El Comercio".








Ex-presidente peruano Alan García tenta suicídio ao ser preso

Foto: Reuters/Exame/Reprodução
O ex-presidente do Peru Alan García tentou se matar na manhã desta quarta-feira, 17, com um tiro na cabeça quando policiais chegaram em sua residência, na capital do país, para prendê-lo por conexões com uma investigação sobre suborno no caso Odebrecht, informou seu advogado.

“Esta manhã aconteceu este acidente lamentável: o presidente tomou a decisão de atirar”, disse Erasmo Reyna na entrada do Hospital de Emergências Casimiro Ulloa, em Lima.

O hospital indicou que García, de 69 anos, tem “um ferimento de bala na cabeça” e está sendo operado.

A informação de que o ex-presidente – que comandou o Peru de 1985 a 1990 e de 2006 a 2011 – havia tentado tirar a própria vida foi divulgada mais cedo por fontes policiais que pediram para não ser identificadas.

Com Revista Exame







Eu nunca tive medo da censura. Agora tenho receio dessa 
espada na cabeça


O que eu vou dizer do Supremo? Eu entrei no jornalismo institucionalmente no Jornal do Brasil, em 1971, e nunca tive medo de censura, nem de busca e apreensão na minha casa, para ver se eu estou ofendendo o poder Judiciário ou não. E agora a gente fica com receio de dizer qualquer coisa por causa dessa Espada da Justiça que ficou pendurada na cabeça da gente.

Ontem, o ministro Marco Aurélio, que está no Supremo há 28 anos, disse que nunca viu isso. Eu também, e olha que tenho quase 80 anos de idade. O ministro Marco Aurélio acha que é censura, uma espécie de intimidação, que foi uma iniciativa do presidente do Supremo achando que estão falando mal e fazendo ameaças ao Supremo. Então abriu um inquérito.

O relator é o ministro Alexandre de Moraes. Ele ordenou que fossem cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em São Paulo, em Goiânia e aqui em Brasília.

Oito policiais federais foram à casa de um candidato ao governo de Brasília, o general Paulo Chagas – que inclusive teve mais votos que o candidato do PT -, mas ele não estava em casa. Tudo para examinar por que ele teria feito postagens criticando o Supremo.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu arquivamento disso, dizendo que não cabe, e que não foi o Ministério Público que pediu esta investigação.

Na separação de poderes – e nas diversas instâncias – a gente sabe que o Supremo é a corte Constitucional. Não é um tribunal de primeira instância criminal/penal. No entanto, essa ação é criminal/penal, que caberia bem em primeira instância – e logo em seguida seria derrubada porque contraria a Constituição. A Constituição que dá liberdade de pensamento, liberdade de imprensa, transparência, publicidade no serviço público.

Tudo porque a revista Crusoé, que é uma revista digital, publicou o que estava nos autos do processo das delações do Marcelo Odebrecht quando foi perguntado sobre quem está sob o código de “amigo do amigo de meu pai”, e ele disse que seria o Dias Toffoli. Na época em que se investigavam esses episódios, Dias Toffoli era o advogado-geral da União – ou alguma coisa assim. E isso só foi desentranhado do processo depois que a Revista divulgou.

Então, há um juiz exigindo que se investigue o vazamento e como isso chegou à revista. Mas eu estou querendo saber como é que se tirou dos autos. Um quer saber como é que vazou, e eu quero saber como é que não está mais nos autos, como foi desentranhado como prova, e considerado, pelo próprio Supremo, fake news.

A espada da Justiça e o medo de censura
Como eu disse: a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu arquivamento ao relator Alexandre de Moraes. Mas o relator negou-se a arquivar. Em lugar disso, atendeu ao pedido de Dias Toffoli de prorrogar por mais 90 dias essa investigação. Fica sobre nós, jornalistas, a espada da Justiça.

Há divergências dentro do Supremo, como a gente viu, na manifestação de Marco Aurélio. Há divergências também dentro do Poder Judiciário, como se viu a manifestação da Raquel Dodge, dizendo que o Supremo não seria o órgão legal e Constitucional para abrir o inquérito.

O Supremo abre inquérito, investiga, denuncia e julga. Será que isso está correto em uma democracia? Fica tudo muito estranho.

As pessoas que foram alvo de busca e apreensão também tiveram suas redes sociais bloqueadas. Vejam só quantos direitos estão sendo bloqueados: as pessoas estão sendo bloqueadas pelo fato de expressar opinião, pensamento. Está tudo muito estranho.

Essa questão dentro do Supremo faz lembrar um dito popular, de Portugal, e não há como não fazer um trocadilho sobre isso já que são 11 ministros no Supremo: Parece que nessa coisa toda o Supremo está “se metendo em camisa de 11 varas”.

Alexandre Garcia
Gazeta do Povo






Sessão Solene
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão solene alusiva aos 184 anos de instalação da Assembleia Legislativa gaúcha.
A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).
Frente Parlamentar
Às 18h, no Salão Júlio de Castilhos, ocorre o lançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde. A proposição é do deputado Elizandro Sabino (PTB).
Às 18h, ocorre o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular Digna, proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL). A solenidade será na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar.
Feira Orgânica
Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.
Exposição
O Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha, sedia exposição comemorativo ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado em 19 de abril. A mostra, promovida pelo gabinete do deputado Tenente-coronel Zucco (PSL), pode ser visitada das 8h30 às 18h30.
Fórum Democrático
Até 25 de abril está aberto o prazo para credenciamento de entidades representativas da sociedade civil organizada para participarem do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. As entidades podem se credenciar diretamente no local (Praça Marechal Deodoro, 101, térreo) ou através do e-mail fórum.democratico@al.rs.gov.br, mediante o envio da Ficha de Inscrição, acompanhada da documentação exigida. O edital completo foi publicado no Diário Oficial da AL do dia 10 de abril).
Estágios
Até 21 de abril estão abertas as inscrições para o processo seletivo público para estagiários nº 001/2019. Há 21 vagas de nível superior (administração, arquitetura, arquivologia, ciências contábeis, ciências econômicas, design gráfico, direito, história, jornalismo e relações públicas) e 30 vagas de nível médio (ensino médio e técnico de informática), além de cadastro de reserva. A prova objetiva será no dia 28 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site do CIEE (www.cieers.org.br), onde também é possível consultar o edital.
Sarau do Solar
Até 5 de maio estão abertas as inscrições para a seleção para contratação de artistas musicais para se apresentarem no Sarau do Solar – temporada 2019. Interessados deverão solicitar inscrição pelo e-mail saraudosolar@al.rs.gov.br juntando o formulário de inscrição correspondente, integralmente preenchido, disponível para baixar no endereço www.al.rs.gov.br/saraudosolar e o rider técnico do projeto proposto. O edital completo foi publicado no Diário Oficial da AL do dia 5 de abril).
Prêmios
Até 30 de maio estão abertas as inscrições para o Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2019. O prêmio tem como intuito fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários. As inscrições devem ser efetuadas enviando poesias para a caixa de correio eletrônico lila.ripoll@al.rs.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (51) 3210-1118 e 3210-1112.
Até 29 de junho estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestor Público 2009. A premiação tem como objetivos incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia nas prefeituras, estimular iniciativas inovadoras e destacar programas municipais que apresentam resultados positivos para as comunidades. Realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), o prêmio tem a participação especial da Assembleia Legislativa. As inscrições podem ser feitas no site www.premiogestorpublico.org.br.






GRE-NAL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o Gre-Nal decisivo do Campeonato Gaúcho, nesta quarta-feira, 17, a partir das 21h30, na Arena. A abertura dos portões será às 19h30. A previsão é de aproximadamente 45 mil torcedores. A linha Especial Futebol circulará com 13 ônibus para atender os torcedores do Grêmio, saindo do Largo Glênio Peres, Centro Histórico, em direção ao estádio, a partir de três horas antes da partida. Na saída do jogo, serão disponibilizados nove ônibus articulados da Carris. Os torcedores do Inter serão atendidos por ônibus com saída do estádio Beira-Rio. Quem optar por ir de carro ao estádio precisa ficar atento às possíveis mudanças: a chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) sofrerá bloqueio a partir das 18h. Este horário pode até ser antecipado para uma maior segurança dos torcedores. 

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue até a quinta-feira, 18. O serviço atende oito comunidades, a partir das 8h, e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e restos de obras, dentre outros objetos volumosos. Nesta quarta-feira, 17, a ação será realizada nas comunidades Amazonas (bairro Rubem Berta), Copacabana (bairro Belém Novo), Francisco do Prado (bairro Camaquã) e Morada do Sol (bairro Rubem Berta).

EDUCAÇÃO - Para capacitar as instituições de ensino municipais em relação à estrutura, organização e funcionamento das bibliotecas escolares, a equipe da Biblioteca da Secretaria Municipal da Educação (Smed) recebe, nesta quarta-feira, 17, às 9h, representantes de bibliotecas das escolas especiais e de ensino fundamental das regiões Leste e Oeste. No encontro, os educadores serão apresentados a novas possibilidades de classificação do acervo, como o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), que utiliza números decimais para representar classes do conhecimento. Outra possibilidade que será apresentada é o controle informatizado de empréstimos de livros.

ÁREA AZUL - A partir desta semana, começa a implantação de uma nova área de estacionamento rotativo na região do Iguatemi. A previsão é disponibilizar, aproximadamente, 170 vagas e nove equipamentos nas ruas Antônio Carlos Berta, Túlio de Rose e Ivéscio Pacheco. O início da operação, cobrança e fiscalização do estacionamento rotativo nesta área está previsto para o dia 15 de maio. A substituição do antigo sistema para o novo foi concluída em 29 de março e integrou a programação da Semana de Porto Alegre deste ano.
 
EMPREGO - Estão disponíveis no Sine Municipal 140 vagas de empregos. A maior oferta é para  operador de máquinas fixas, com 25 postos, seguida de operador de telemarketing, com 16 postos abertos. Os interessados devem procurar a unidade localizada na esquina da avenida Sepúlveda com Mauá, das 8h às 17h, levando carteira de trabalho e comprovante de residência. As vagas têm limite de cartas de encaminhamento. 

EJA - 
Moradores de Porto Alegre que ainda não concluíram o Ensino Fundamental podem optar em finalizar essa etapa da Educação Básica gratuitamente em instituição de ensino localizada no Centro Histórico, com apoio da prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) fechou parceria para oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o Complexo Educacional Monteiro Lobato e as inscrições foram prorrogadas até dia 18 de abril

VACINAÇÃO - A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (influenza) já começou em todo o país. Por definição do Ministério da Saúde (MS), até o dia 18 serão vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e gestantes. O grupo das crianças foi ampliado. Até 2018, era recomendada vacinação dos 6 meses a 5 anos incompletos. A partir de 22 de abril, a campanha será para todos os grupos prioritários (crianças, gestantes, idosos, puérperas até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde e indígenas). A vacinação se estende até 31 de maio. A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. Em Porto Alegre, segundo estimativa do órgão federal, os grupos somam 607.042 pessoas: crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (90.391); gestantes (13.976); puérperas - mulheres pós-parto (2.297); indígenas (595); idosos (213.003); pessoas com doenças preexistentes (192.446); professores (11.870). 

CAPITÓLIO - A partir desta quarta-feira, 17, até 28 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra A Vertigem do Cinema Moderno. São filmes de períodos e momentos da história do cinema que estabelecem diferentes diálogos com Um Corpo que Cai, a obra-prima de Alfred Hitchcock. O valor do ingresso é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos.  A sessão de abertura, no dia 17 de abril, às 20h, apresenta o curta Vertigo Rush, do diretor austríaco Johann Lurf. Também A Névoa Verde, dos canadenses Guy Maddin, Galen Johnson, Evan Johnson, que revisita o enredo do clássico de Hitchcock através de uma colagem de imagens encontradas e reaproveitadas de filmes antigos e programas de televisão rodados em San Francisco. A sessão será comentada pelo crítico, professor e montador Milton do Prado. 






Toffoli e Moraes ficam isolados ao 
defender inquérito das fake news



inquérito encampado pelo presidente do Supremo Tribunal FederalDias Toffoli, e seu relator, o ministro Alexandre de Moraes, acabou por desencadear um fenômeno raro nos dias atuais. Colocou, do mesmo lado da mesa, o Palácio do Planalto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Procuradoria-Geral da República, integrantes do Congresso Nacional e a cúpula dos militares, isolando Toffoli e Moraes.

No próprio Supremo, o desdobramento das investigações e medidas  determinadas por Moraes foram reprovados por integrantes da Corte, que viram excessos na ordem imposta aos veículos de notícias jornalísticas Crusoé e O Antagonista.

“Isso, pra mim, é inconcebível (a remoção do conteúdo dos sites jornalísticos), é censura. Eu não vi nada demais no que foi publicado com base em uma delação. O homem público é, acima de tudo, um livro aberto. (A ordem) É um retrocesso em termos democráticos. Prevalece a liberdade de expressão”, disse o ministro do STF Marco Aurélio Mello, que deu declarações contrárias quando Toffoli abriu o inquérito.

Pelo menos três outros ministros do STF também criticaram reservadamente a decisão de Moraes, por avaliarem que ela contraria decisões recentes do tribunal sobre a liberdade de imprensa. O entendimento é de que um eventual recurso levado ao plenário pode derrubar a decisão.

O jurista Joaquim Falcão, estudioso das atividades do Supremo, avaliou se tratar de um acontecimento “inédito” no País desde a redemocratização de 1988. “A interpretação que Toffoli deu do regimento do STF é inconstitucional. Ele interfere, confunde a sede do STF com a competência da própria Corte. Além disso, a investigação da revista Crusoé e das demais pessoas também é inconstitucional. A PGR tem competência privativa para abrir uma ação penal pública, que começa com um inquérito. O STF não tem essa competência”, afirmou.

Falcão também questionou a nomeação, por Toffoli, de Moraes para a relatoria do inquérito. “Pode o presidente indicar o ministro que seria relator, ou ele tem que sortear? Sendo assim, ele pode indicar juízes sintonizados com suas ideias.” Para Falcão, a PGR cumpre seu papel ao defender a competência do Ministério Público. “Tem a obrigação de defender o MP. Não foi um ato voluntário nem de retaliação, mas o cumprimento de um dever constitucional.”

Perplexidade. Entre os militares, a reação foi de perplexidade. Além do comandante do Exército, Edson Pujol, e do ex-comandante, general Eduardo Villas Bôas, dezenas de generais da ativa e da reserva, inclusive do Alto Comando, mandaram mensagens se solidarizando com Paulo Chagas – general respeitado entre seus pares, que foi alvo nesta terça-feira, 16, de busca e apreensão da Polícia Federal em sua casa e teve suas contas nas redes sociais bloqueadas.

Para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, houve censura. “Não entendemos o que aconteceu. Por quê? Por conta de artigos que ele escreveu? Então, não se pode mais ter opinião? Eles estão se baseando na Lei de Segurança Nacional. Na minha opinião, ela foi usada contra o general Paulo Chagas”, disse Mourão.

A avaliação, até de militares que trabalham no Palácio do Planalto, é a de que o STF deveria ser o principal guardião da Constituição, que proíbe censura e permite a total liberdade de expressão. Um oficial general classificou a postura do STF de “extravagante” e disse acreditar que “o poder subiu à cabeça das cabeças do Supremo”, ao tomar uma decisão achando que “eles têm poder absoluto”.

Este mesmo militar, no entanto, disse que em algum momento “a contaminação ideológica” que tomou conta do STF será disseminada. Os militares consideram que as vozes mais serenas e sensatas do tribunal, em algum momento, aparecerão.

Com Estadão






O Supremo em crise de identidade


Com frequência aceitamos alguns desvios da legalidade constitucional porque não visualizamos, de imediato, suas consequências negativas.

No caso do inquérito aberto pelo presidente do STF, nem isso. As consequências eram claras e não tardaram a surgir.

A instauração de um inquérito de ofício, sem indicação precisa dos fatos que seriam investigados – para além da menção a genéricos “ataques ao STF” –, criou uma situação que desafia qualquer noção de Estado de Direito.

O STF parece ter, agora, prerrogativa universal de investigar qualquer ato que possa, ainda que remotamente, ser entendido como “ofensivo” à Corte – mesmo que nada tenha a ver com aquilo que justificou a instauração do inquérito.

Ainda pior: sob pretexto de “ataques ao Supremo”, tudo vai se tornando passível de ser incluído no vago inquérito – desde ataques e vazamentos coordenados, até atos de legítimo exercício da atividade jornalística.

O mais perigoso, contudo, é que o STF é, ao mesmo tempo, i) o autor da denúncia; ii) o responsável pela investigação; iii) quem decide os fatos relacionados à investigação; iv) quem determina atos judicias no curso da investigação; v) quem define o escopo da investigação.

Em resumo: ele diz o que pode e o que será investigado; como será investigado; o que será feito na investigação; quais as responsabilidades decorrentes; quem será punido e como será punido.

É um caso inequívoco de atuação de ofício do Tribunal, abarcando desde atos investigatórios até atos decisórios, sem qualquer mediação e – ainda mais grave – sem nenhum controle externo ou superior.

Se ainda resta alguma dúvida do absurdo em que consiste a decisão contra a revista eletrônica Crusoé e o site O Antagonista, pergunte-se: a quem eles poderão recorrer contra a decisão do Ministro Alexandre de Moraes? Aos demais Ministros do STF que, aparentemente, concordaram com a investigação?

Não há controle nem defesa em face de um tribunal que atua ao mesmo tempo como investigador, acusador e juiz. Com base num obscuro ponto regimental e de constitucionalidade duvidosa, o STF, de guardião das garantias individuais, tornou-se um violador impune dessas garantias.

No momento em que o Supremo poderia – e deveria – resgatar sua própria reputação, resguardando-se da crise política e atuando como freio aos demais poderes, ele próprio se adianta e se convida para a festa de violações a direitos individuais e garantias constitucionais.

Com uma pequena diferença: quem irá controlá-lo? A quem só detém a caneta, a única coisa que lhe resta, além de sua posição institucional, é a legitimidade derivada, em parte, de sua própria reputação e imagem.

Se perder isso, o que restará?

Horácio Neiva
Advogado e filósofo do direito
Gazeta do Povo