quarta-feira, 12 de junho de 2019






Ação orquestrada
A Polícia Federal suspeita que as invasões aos celulares do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e de procuradores da Lava Jato tenha sido planejada. Os investigadores estão colhendo indícios sobre a autoria, sobre quem teve acesso de forma ilegal a conversas privadas do ministro e qual o método usado pelos hackers.



CNJ arquiva representação contra Moro
O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, entendeu ser "incabível" o pedido de providências formulado pelo PDT contra o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, determinando, dessa forma, o seu arquivamento. Martins reconheceu que a exoneração solicitada pelo ex-juiz federal "tem disciplina diversa da aposentadoria voluntária" e que, nesse caso, "a instauração de um procedimento administrativo-disciplinar contra o magistrado já exonerado não teria nenhuma utilidade".

Supremo
O STF deve julgar hoje uma ação do PT contra trechos do decreto do presidente Jair Bolsonaro que extinguiu conselhos da administração pública. Esta é a primeira vez que o plenário se reunirá para analisar um ação contra um ato do presidente.
O decreto, assinado por Bolsonaro em abril em meio às comemorações pelos 100 dias de governo, define que serão extintos conselhos, comissões, fóruns e outras denominações de colegiados da administração pública a partir de 28 de junho.

Decreto das armas
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decide se aprova um parecer favorável à suspensão do decreto do presidente Jair Bolsonaro que alterou as regras de uso de armas e de munições, facilitando o porte.
Senadores aliados de Bolsonaro dizem que o cenário na CCJ é "negativo" e, por isso, avaliam que o governo pode ser derrotado. Se a comissão aprovar o parecer pela derrubada, o texto ainda terá de ser analisado pelo plenário do Senado.
Está na pauta da CCJ da Câmara uma audiência com Onyx Lorenzoni, para que ele esclareça o decreto das armas. Mas o ministro disse que não iria à audiência. A comissão, porém, manteve a convocação e caso Lorenzoni não apareça poderá responder por crime de responsabilidade.

Contas de Temer
O Tribunal de Contas da União (TCU) deve julgar hoje a prestação de contas do exercício de 2018 do ex-presidente Michel Temer. Após a análise, o processo é encaminhado ao Congresso Nacional.

Comércio
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje os dados sobre o comércio em abril. Em março, as vendas no setor cresceram 0,3% na comparação com o mês anterior, após ficarem estáveis em fevereiro, confirmando um ritmo mais fraco da economia brasileira neste começo de ano.

Hong Kong
Milhares de manifestantes fecharam as principais avenidas do centro de Hong Kong, em mais um protesto contra a lei que autoriza extradições para a China continental. Os manifestantes - a maioria jovens vestidos de preto - cercaram os prédios do governo no centro da ilha e bloquearam o trânsito, exigindo a retirada do projeto, apoiado por Pequim. Eles enfrentaram gás lacrimogêneo quando tentaram se aproximar de prédios do governo. O projeto foi adiado.

Futebol

Copa do Mundo Feminina - 1ª fase
10 horas: Nigéria x Coreia do Sul
13 horas: Alemanha x Espanha
16 horas: França x Noruega


Campeonato Brasileiro
19h15: Botafogo x Grêmio
21 horas: Fortaleza x Cruzeiro
21h30: Internacional x Bahia
21h30: Santos x Corinthians
21h30: CSA x Flamengo

Torneio de Toulon
12h30: Brasil x Irlanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário