quarta-feira, 8 de novembro de 2017

➤DESTAQUES

PF investiga dossiês de  Cabral contra Lava Jato e juiz Bretas
A Polícia Federal está investigando o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), agora por supostamente financiar a montagem de dossiês contra o juiz Marcelo Bretas, a família do magistrado e investigadores da Operação Lava Jato. As informações foram reveladas com exclusividade pelo Jornal Hoje, da TV Globo, nesta quarta-feira, 8. A investigação da PF é sigilosa.
Mesmo de dentro da prisão em Benfica, na zona Norte do Rio, Cabral – condenado a 72 anos de cadeia na Lava Jato e na Operação Calicute, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – estaria financiando a bisbilhotagem contra seus algozes. Ele teria montado um fundo milionário para custear a arapongagem, informou a TV Globo.
Cabral está preso desde novembro de 2016.
A investigação mostra que, no dia 26 setembro passado, seis dias depois de condenado a 45 anos por Marcelo Bretas em um dos processos criminais da Operação Calicute, ocorreram oito consultas de registros de ocorrências sobre o magistrado e a mulher dele, que também é juíza.

IR – Receita abe consulta ao 6º lote de restituições
Receita Federal liberou nesta quarta-feira (8) as consultas ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2017. Este lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2016 e pode ser consultado no site da Receita.
Ao todo, serão pagos mais de R$ 2,9 bilhões para 2.428.985 contribuintes. Os depósitos serão feitos em 16 de novembro.
Desse total, R$ 107,8 milhões serão pagos a idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental, que tem preferência em receber os recursos por lei.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve fazer a consulta no site da Receita. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146.
A Receita também oferece aplicativos para tablets e smartphones, que permitem a consulta às declarações do Imposto de Renda.

Previdência: “Dá para votar amanhã, mas não tem voto”, diz Maia
Após uma reunião com Michel Temer , o presidente da Câmara dos Deputados , Rodrigo Maia (DEM-RJ), reafirmou nesta quarta-feira (8) que não vai colocar o texto que propõe a reforma da Previdência na pauta do plenário, enquanto a proposta não conquistar o número de votos suficientes para ser aprovada.
 “Se tiver voto, dá pra votar amanhã, mas não tem voto", disse Rodrigo Maia . "Não podemos ter a irresponsabilidade de pautar de qualquer jeito pra perder, porque essa seria uma sinalização muito ruim para a sociedade brasileira, a de que não conseguimos acabar com a transferência de renda que existe hoje, dos que ganham menos para os que ganham mais”, afirmou. 
Por ser uma emenda constitucional, a reforma da Previdência precisa pelo menos de 308 votos favoráveis entre os 513 deputados, em dois turnos de votação.
Para a imprensa, Maia aproveitou para ressaltar que o governo não desistiu da reforma e que não vai deixar se empenhar para conseguir aprovar as mudanças na Previdência. Destacou, no entanto, que ainda é necessário definir com as lideranças partidárias a forma como a proposta será analisada na Câmara e se poderá ser apresentada em outro formato de proposição legislativa que dependa de menos votos.

Produção industrial cresce 3,1% com avanços em 13 dos 15 locais pesquisados
O crescimento de 3,1% da produção industrial brasileira no terceiro trimestre do ano, frente ao mesmo trimestre de 2016, reflete avanço na indústria de 13 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados fazem parte da pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional divulgada hoje (7), no Rio de Janeiro, pelo IBGE.  Em bases trimestrais, a expansão do terceiro trimestre do ano é a taxa positiva mais elevada desde o segundo trimestre de 2013, quando atingiu 5,1%.
Com o avanço, a indústria manteve o comportamento positivo registrado nos dois primeiros trimestres do ano: janeiro, fevereiro e março (1,2%) e abril, maio e junho (0,3%), todas as comparações contra igual período do ano anterior. Os resultados interromperam onze trimestres consecutivos de taxas negativas.
Do segundo para o terceiro trimestre do ano, a indústria anotou resultados positivos em onze dos quinze locais pesquisados, com destaque para Bahia (de -6,3% para 5,6%), Mato Grosso (de -2,7% para 7,4%), São Paulo (de -0,2% para 5,4%), Paraná (de 1,9% para 6,8%) e Goiás (de -1,4% para 3,5%). Jás principais perdas entre os dois períodos foram registradas no Espírito Santo (de 5,0% para 0,2%) e Rio Grande do Sul (de 2,0% para -1,4%).

Trump aplica novas sanções contra turismo e militares de Cuba
Os EUA anunciaram novas sanções contra Cuba nesta quarta-feira, segundo o Departamento do Tesouro, conforme prometido pelo presidente americano, Donald Trump, em junho. As medidas são um esforço para prevenir viagens de americanos à ilha e afeta principalmente o turismo, já que inclui 80 hotéis em todo o país, e os militares. O presidente decidiu congelar o processo de aproximação que seu antecessor Barack Obama havia iniciado, e anunciou que a nova política de Washington com Havana reforçaria o embargo comercial.
Washington informou que os cidadãos americanos estão proibidos de realizar algumas transações financeiras diretas com as entidades e empresas incluídas numa extensa lista elaborada pelo Departamento de Estado. As mudanças entrarão em vigor na quinta-feira e, em relação ao comércio, estabelecem uma regra geral para negar licenças de exportação para entidades cubanas sancionadas.
Trump assinou um memorando em junho para determinar que seu governo desenhasse sanções contra Cuba, numa clara reversão da política de Washington durante a gestão de Barack Obama. O novo pacote mantém as visitas de americanos a Cuba para visitar pessoas ou por razões de estudo, mas determina que tais viagens deverão ser aprovadas por uma "organização patrocinadora" e que os turistas estejam na companhia de uma pessoa representante desta organização.

"As viagens individuais sem razões educacionais ou acadêmicas não serão mais autorizadas, como anunciou o presidente", explicou o Tesouro em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário