quinta-feira, 5 de maio de 2016

Rapidinhas


Para Barbosa, afastamento de Cunha é decisão ‘corajosa e extraordinária’
Em seu Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, classificou a decisão do ministro Teori Zavascki de afastar o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato e do cargo de presidente da Câmara é corajosa e extraordinária’. “O ministro Teori acaba de tomar uma das mais extraordinárias e corajosas decisões da história político-judiciária do Brasil. Afastado há quase dois (anos) da vida pública, sou hoje um cidadão plenamente livre, um profissional de mercado”, afirmou.

TSE rejeita recurso de Dilma para tentar afastar Lava Jato das ações de cassação
 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 5, não analisar recursos apresentados pela defesa da presidente Dilma Rousseff que tentavam evitar a inclusão de informações da Operação Lava Jato nas ações que pedem a cassação da chapa que a elegeu. Na sessão, os ministros criticaram a quantidade de recursos apresentados tanto pela defesa quanto pela acusação, o PSDB, por prejudicarem o andamento do processo.  "Não cabem esses agravos, e é o caso de não conhecimento. Se nós formos julgar agravo de cada decisão, não há julgamento definitivo do mérito", afirmou o presidente da Corte ministro Dias Toffoli. A relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, lembrou já haver dito em decisão anterior que a delimitação da produção de provas será devidamente analisada no julgamento final da ação. "Não posso descartar desde já a produção da prova que vai ser analisada posteriormente em seu conjunto", afirmou.

Delcídio deve comparecer à CCJ e comprometer Lula e Renan na Lava Jato
O ex-líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) pretende comparecer na próxima segunda-feira à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e se defender pessoalmente das acusações de que teria atuado para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. A CCJ se reuniu na manhã desta quinta para votar o parecer que confirma a constitucionalidade do processo que deve levar o senador a perder o mandato, mas os parlamentares concordaram em adiar o final do processo mais uma vez para evitar que o caso possa ser anulado pela justiça. Agora, a ideia de Delcídio é falar "sem limitações" sobre a atuação do ex-presidente Lula para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O entendimento do senador é o que de que, como o procurador-geral da República Rodrigo Janot já aditou a denúncia contra ele, incluindo o petista entre os passíveis de se tornar réu por obstrução à justiça, ele estaria liberado para contar detalhes de como Lula atuou para melar a Lava Jato e como o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) teria se beneficiado de propinas na Petrobras.

PF faz buscas em escritório da Odebrecht pela Operação Acrônimo
A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (5) mandados de busca e apreensão no escritório da Odebrecht em Brasília e em endereços relacionados ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. As ações fazem parte da 5ª fase da Operação Acrônimo, que apura um esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais. As atividades correm em segredo de Justiça e, por isso, a PF disse que não vai se manifestar a respeito. O advogado Eugênio Pacelli, que representa Pimentel, afirmou não ter conhecimento de ação da Polícia Federal envolvendo o governador nesta quinta. A defesa já havia afirmado que Pimentel não tem responsabilidade penal relacionada aos fatos investigados e que confia no Poder Judiciário. Afirmou também que acompanha o entendimento da Procuradoria Geral da República (PGR), que vê ilegalidade no indiciamento.

Produção de veículos recua 22,9% e é a menor para abril desde 2004
A produção de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 22,9% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou a associação das montadoras, a Anfavea, nesta quinta-feira (5). De acordo com a entidade, foram produzidas 169.813 unidades no mês passado, contra 220.272 em abril de 2015. Com relação a março deste ano, o ritmo também desacelerou, com queda de 13,6%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a produção do setor automotivo encolheu para 658 mil unidades, ou 25,8% a menos que o mesmo período do ano passado, na esteira de uma queda de 27,9% nas vendas, no mesmo tipo de comparação. A produção foi a menor para o mês de abril desde 2004, quando saíram das linhas de montagem nacionais 163 mil unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário