quarta-feira, 18 de maio de 2016

Rapidinhas


Maranhão se compromete com líderes partidários a não participar do plenário nesta semana
O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), se comprometeu com parlamentares do PTB, PDT, PR, Solidariedade e PP que não conduzirá as sessões em plenário desta semana a fim de "evitar tumultos". O apelo dos parlamentares foi feito nesta quarta-feira, 18, antes da reunião com os líderes. O grupo de deputados combinou que Maranhão assumirá apenas trabalhos internos da Casa e que a condução das votações será feita pelo primeiro-secretário, Beto Mansur (PRB-SP), ou pelo segundo vice-presidente, Fernando Giacobo (PR-PR).

Governo revoga ‘surpresas’ de Dilma
Papeis com a frase “golpistas” colada no verso dos retratos de Dilma Rousseff não foi a única traquinagem que o governo afastado na semana passada deixou para Michel Temer. Ministros têm passado os primeiros dias à frente de suas pastas tomando pé de um sem-número de atos de última hora criando gastos e autorizando repasse de recursos para setores aliados ao PT. Na pasta das Cidades, o ministro Bruno Araújo cancelou repasses feitos a entidades como o MTST. Em várias pastas também estão sendo sustados pagamentos de verba de publicidade a blogs e veículos alinhados ao petismo. Há, ainda, armadilhas de outra natureza: corte de programas sociais no apagar das luzes numa tentativa de responsabilizar quem chega. O ministro da Educação, Mendonça Filho, teve de cancelar a revogação de bolsas universitárias feita na véspera de o Senado abrir processo de impeachement. A ordem de Temer é compilar todas as surpresinhas e, na hora devida, divulgar o pacote completo. Existe o risco de ser o maior legado do curto segundo mandato de Dilma.

Pesquisa aponta que 65% dos brasileiros concordam com idade mínima para aposentadoria
A pesquisa "Retratos da Sociedade Brasileira", do Ibope Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que 65% dos entrevistados concordam totalmente ou parcialmente com o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria. A proposta já foi defendida pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e está alinhada às críticas feitas por Marcelo Caetano, o novo secretário da Previdência. Entre os argumentos de Caetano está o fato de que a idade média de aposentadoria no País é de 57,5 anos, enquanto a expectativa de vida é de quase 84 anos. Com esses cálculos, uma aposentada poderia usufruir do benefício, em média, por 26,5 anos mesmo que tenha contribuído à Previdência por um tempo mínimo de 30.

Padilha: governo quer proposta de reforma da Previdência até 3 de junho
O governo pretende ter até 3 de junho uma proposta de reforma da Previdência conciliando a posição do governo e as pretensões de centrais sindicais envolvidas nas negociações. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
O ministro, que falou após reunião do grupo de trabalho com representantes de centrais e do governo para discutir a Previdência, disse que é preciso ter impacto nas contas públicas o mais rápido possível. Padilha afirmou ainda que estão trabalhando com muitas variáveis, como idade mínima para aposentadoria e aumento no tempo de contribuição.

Ações da Eletrobras são suspensas nos EUA; governo estuda venda de ativos
A Bolsa de Nova York suspendeu nesta quarta-feira a negociação das ações da Eletrobras. A decisão ocorre após a estatal comunicar, na véspera, que não entregaria às autoridades dos Estados Unidos os balanços de 2014 e 2015 auditados. A retirada da Eletrobras da lista das empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York com o aval da SEC, o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, é um dos problemas mais imediatos para a nova equipe econômica do governo do presidente interino Michel Temer. A suspensão cria o risco de, na prática, os credores da estatal cobrarem antecipadamente dívidas da companhia. Nesta quarta-feira, antes do anúncio da suspensão, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, informou que o governo federal avalia a venda de ativos da Eletrobras. O assunto deverá ser tratado em conjunto entre os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia e o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário