quarta-feira, 8 de julho de 2015

Convênio

Federação Israelita e OAB e o respeito aos Direitos Humanos

Parceria foi firmada em café da manhã na sede da Federação Israelita, entre os presidentes das instituições. O objetivo é expandir a ação para todo o Brasil.

O tema do Holocausto e a luta contra o antissemitismo no Rio Grande do Sul ganhou novos contornos na educação no Estado. Foi assinado na manhã desta quarta-feira, 08/07, na sede da FIRS, convênio entre a Federação Israelita do RS e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Gaúcha, para inserir o tema do Holocausto e Antissemitismo no “Projeto OAB vai à Escola”. O convênio visa a construção de uma sociedade baseada na tolerância e na fraternidade, em respeito aos direitos humanos e consagração do processo civilizatório. 

Através de atividades em conjunto, as duas instituições pretendem propiciar o estudo do holocausto e a crítica aos processos totalitários, intolerância e discriminação, por qualquer fundamento, em atividades especialmente dirigidas para alunos das escolas públicas estaduais. “Poderíamos definir esse momento como um `IOM TOV`, que significa uma comemoração sagrada, pela importância do evento para a sociedade gaúcha”, avaliou o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann.

“Cada vez mais, temos que pregar e agir contra a prática racista e preconceituosa. Essa é uma pauta permanente da OAB, mas que ganhará nosso compromisso de reacender os cuidados contra essas vozes”, ressaltou o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertolucci. Ele ainda reforçou que “esse é um encontro de convicções pela liberdade e exercício da cidadania”.

Em nome do vice-presidente Nacional da OAB, Cláudio Lamachia, que não pôde estar presente em função de compromissos profissionais em Brasília, Bertolucci antecipou que a iniciativa será replicada em todo o Brasil. “Lamachia pediu que transmitisse que esse é o primeiro passo para uma ação que será nacional”.

Pela parceria, as entidades promoverão encontros e trabalhos em conjunto, a fim de esclarecer e advertir acerca dos efeitos danosos à sociedade quanto à divulgação e manifestações de ideologias totalitárias e posturas preconceituosas que atentem contra a formação de uma sociedade pluralista, democrática e tolerante. E também com o intuito de estimular o exercício da cidadania, dos valores morais e sociais, da busca por equilíbrio social e do bem comum.

Luiz Carlos Levenzon, vice-presidente da Federação Israelita, um dos responsáveis pela aproximação entre as entidades, ressaltou os objetivos em comum entre as duas instituições, em favor de uma sociedade mais justa e democrática. “OAB e FIRS têm pontos em comum no sentido de trabalhar em prol dos direitos humanos”.

Delma Silveira Ibias, presidente da Comissão da Mulher Advogada, responsável pelo projeto “OAB vai à Escola”, lembrou dos últimos episódios antisseemitas registrados no estado para firmar a convicção da Ordem nas intenções de minimizar os “rasgos preconceituosos no Estado”. Pela Federação, o projeto será coordenado por Flavio Kanter, a convite da Firs.

A iniciativa também foi saudada pelo Secretário da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Rony Vainzof, que parabenizou as entidades pelo pioneirismo da ação e garantiu apoio para repercussões nacional. “A FIRS e a OAB contarão com a Conib para levar a parceria para o país”, afirmou.

Representando a Secretaria de Educação do Estado, Nelnie Lorenzoni – coordenadora de Gestão e Aprendizagem, destacou a importância da memória para a formação do ser humano. “A memória é o que nos faz Ser. E o povo judeu sabe preservar a sua memória”, elogiou. “Se os judeus são o tamanho da sua memória, também são do tamanho dos seus sonhos, de olhar para o futuro”, complementou Zalmir sobre o significado da parceira. “Esse encontro se caracteriza como um marco de início de uma relação entre as duas instituições”.

O Café da Manhã contou com a presença do presidente Zalmir Chwartzmann, e dos vice-presidentes Luis Carlos Levenzon, Roberto Wofchuk, Sebastian Watenberg, Albert Poziomyck e o diretor Armando Burd representando a FIRS; do presidente Marcelo Machado Bertolucci, Delma Silveira Ibias, Denise Franke, Renato Costa Figueira e Fernando Krieg da Fonseca representando a OAB. A Secretaria de Educação do Estado foi representada pela sua coordenadora de Gestão e Aprendizagem, Nelnie Lorenzoni e a Confederação Israelita do Brasil(CONIB), pelo secretário Rony Vainzof. Estiveram presentes os ex-presidentes da FIRS, Matilde Gus e Mario Cardoni, o Secretário de Urbanismo de Porto Alegre, Valter Nagelstein, o Desembargador Jaime Piterman, o Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler, o representante da Bnai Brith, Pedro Gus e os advogados Gerson Fishman, Rafael Braude Cantergi e Wremir Scliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário