terça-feira, 31 de março de 2015

Bom Dia!

Só não aumenta o salário


Quando voltava do supermercado, ontem de noite, vim comentando com a minha mulher sobre o quanto os preços aumentam a cada semana. O que a gente comprou na semana passada, já não consegue comprar hoje. Tudo sobe de preço. E é sempre um aumento pequeno, que agente quase não nota quando pega o produto na prateleira. São centavos, apenas. Apenas?

Somando os centavos que se tem de aumento em cada produto, quando chega no caixa, é que se vê o quanto tudo aumentou.O total é sempre maior, de uma semana para a outra.

E é assim com tudo. Sorrateiramente, as remarcações de preços vão fazendo com que o poder aquisitivo do brasileiro diminua todos os dias. Vamos ficando, para simplificar, cada vez mais pobres, e nem sentimos. Ou sentimos?

Já tivemos, só nos três primeiros meses do ano, aumentos de impostos, da energia elétrica, dos combustíveis e agora, a partir de hoje, teremos aumento de 7,7% nos medicamentos. São mais de vinte mil itens, incluindo antibióticos, que sobem de preço. 

Fico imaginando como o senhor ou a senhora, aposentados que dependem de remédios de uso contínuo, farão para superar a doença que chega com a idade e que aumenta desproporcionalmente ao aumento de seus ganhos.

Se alguém se der ao trabalho de levantar o quanto os preços da cesta básica, e agora dos remédios, subiram nos últimos meses, vai acabar verificando que há uma desproporção enorme entre o quanto nossas despesas aumentaram em relação aos nossos salários.

Os aposentados, então, acabarão envelhecendo mais rapidamente se tentarem entender como fazem para sobreviver com o "beneficio" que recebem por terem trabalhado durante toda a vida. Quase tudo o que ganham é consumido em despesas com alimentação e remédios. 

E o governo, só pensa em acabar com algumas pequenas conquistas, reduzindo cada vez mais o ganho dos trabalhadores. Afinal, para quem está no comando do Brasil, a obrigação de manter as contas equilibradas, é do trabalhador. É ele quem paga impostos, imposto de renda (?) e taxas. Quem se aposenta e segue trabalhando, contribui para o INSS, mesmo que tal contribuição não sirva para mais nada, a não ser para aumentar a corrupção e o roubo que não acabam no sistema previdenciário.

Mas o que mais me impressiona é que, descaradamente, o governo aumenta ou proporciona o aumento de tudo, menos do salário do trabalhador. Quando o brasileiro pensa que vai ganhar um pouco mais, logo é atropelado por aumentos de todos os lados e que acabam consumindo com aquilo que poderia significar melhoria salarial.

Na verdade, estamos vivendo uma época em que só não aumenta o salário.

Ah! hoje será votada a admissibilidade da PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O caro leitor é a favor ou contra?

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário