quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Eleições 2014

O PDT está rachado
A vinda do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, foi uma tentativa de apaziguar alas do PDT inconformadas com a decisão das plenárias municipais de lançar candidatura própria ao governo do Estado. Há uma divisão muito grande entre os pededistas, separando os que querem manter a aliança com o PT e os que desejam Vieira da Cunha como candidato ao governo. A decisão deverá ocorrer na convenção do partido marcada para o dia 7 de dezembro.



O fator Lasier Martins
Ao deixar a RBS para se filiar ao PDT e concorrer ao Senado Federal, o jornalista Lasier Martins deixou bem claro que só disputaria se o partido tivesse candidato próprio ao governo. Teria, na ocasião, recebido o aval do presidente Romildo Bolzan Jr. e do próprio Vieira da Cunha. Lasier não admite, sob qualquer hipótese, uma aliança que envolva o atual governador Tarso Genro. O comunicador sempre foi claro em suas manifestações de que não marcharia ao lado do petista.


O racha
Trabalhistas históricos avaliam a situação e encontram alguma dificuldade para decidir sobre o que será melhor para o partido no ano que vem. Se candidato próprio, no caso Vieira da Cunha, ou a manutenção da aliança com o PT, apoiando a reeleição do governador.
Até aqui, a tendência parece ser a de vitória de Vieira, mesmo que por margem muito pequena, o que acabaria prejudicando sua campanha. Com este resultado, a candidatura de Lasier seria mantida, com grandes chances de eleição do jornalista ao Senado.
No caso de aliança com os petistas, a previsão é de uma debandada de pedetistas durante a campanha, incluindo o fim da candidatura de Lasier Martins ao Senado.
Solução? Só depois do dia 7 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário