quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Crônica

“Isso nós devemos compreender”

César Cabral*

Em maio de 1963, as irmãs gêmeas Herda e Hosta fizeram concurso para o Departamento de Censura da Polícia Política Federal.Aprovadas foram logo nomeadas, pois havia necessidade de uma enorme quantidade de gente. Muito jovens ainda não sabiam o que era democracia, liberdade de expressão, ordem jurídica, direitos inerentes, essas coisas. Depois de um curso intensivo de uma semana, foram censurar a imprensa, a propaganda, a música, o teatro, o cinema, além de livros, cartilhas, gibis; o diabo.
Elas liam os textos e riscavam o que numa cartilha dizia pode isso, isso não pode. E durante mais de 20 anos foi só o que fizeram até a aposentadoria. Já eram tratadas de Dona Herda e Dona Hosta, quase um título, por tantos anos de dedicação. Um dia o departamento foi extinto e elas foram pra casa, e pelo caminho encontraram um outro mundo. A imprensa dizia o que bem queria, a televisão e o rádio atentavam contra os bons costumes, as músicas, o teatro e o cinema beiravam a pornografia e as pessoas diziam o que bem quisessem, onde quer que estivessem sem medo de serem felizes.
Dona Herda e Dona Hosta foram internadas numa clinica de readaptação.
Depois de dois anos voltaram pra casa por que não poderiam mais serem readaptadas completamente. Há 10 anos assistem televisão, leem jornais e revistas, ouvem rádio por que é isso que sabem fazer, não vão mais ao teatro e ao cinema, pois já estão muito idosas para aventurarem-se foram do confortável apartamento onde vivem, na Rua Tutóia, na cidade de São Paulo.
Durante um bom tempo; no bom tempo delas; convivemos profissionalmente, cada um do seu lado da cerca, e depois de aposentadas nos encontramos por uma casualidade na praça de alimentação de um shopping Center. O reencontro foi emocionante e combinamos trocar
e-mails, uma novidade que elas acreditam ser tão tecnologicamente perfeita que se isso existisse “no tempo delas” seria impossível controlar as pessoas. Ah se elas soubessem!
Pois recebi um e-mail indignado das gêmeas essa tarde.
 - Prezado ex-companheiro. Ouvimos na televisão Globo um ministro do supremo tribunal federal dizer que: “Precisamos compreender a decisão e a angústia de quem está condenado. É licito escapar principalmente conhecendo as condições desumanas das nossas penitenciárias. Então como ele tinha dupla nacionalidade saiu do Brasil para se ver livre de uma dessas penitenciarias. Isso nós precisamos compreender!”
O tratamento inicial de “prezado ex-companheiro” quase me fez morder a taça de vinho que eu segurava. Com o susto virei a taça de vinho goela a  baixo como se faz com um liso de canha. Refeito, continuei lendo os comentários que as duas ex-censoras, indignada, faziam.
“Esse================não é um dos juízes que condenou o ===========do bandido? Então como é que esse========diz uma coisa dessas,=====,======,=====. Essa======desse país virou um=====de vez!
O========do juiz tá justificando a fuga de um bandido=====porque nossos presídios são desumanos? O que é que ele queria,======? Um SPA? O======do marqueteiro roubou da Visanet, que em dezembro de 2009 mudou o nome pra Cielo e explicando que Cielo quer dizer céu em italiano. Ora======= Visanet Brasil ou Cielo opera com o dinheiro de quem tem conta no Banco do Brasil. Céu em italiano é uma=======que nem a======= da mãe do=========desconfiou. Foram 73 milhões de reais e o meiogringo ainda levou um PF (pras gêmeas PF quer dizer “um por fora”) de 400 milhões e por que tem dupla cidadania tem razão de fugir? Esse=====desse Marco Aurélio Melo, primo do =======do Collor de Melo, juiz de===== certamente deve concordar com a fuga daquele médico estuprador Abdelmassih,que passava o dedo na=====, a mão no====e nos=====das milionárias pacientes. O====== tem dupla cidadania; era sírio,libanês, não sei lá que =====o=====era, condenado a ========de anos de prisão. Ganhou um HC (é como elas se referem a Habeas Corpus, proibido no tempo delas) do Gilmar Mendes e fugiu do Brasil.Ora mas que=====de país é esse? Um bandido é julgado, condenado, foge e é elogiado pelo juiz que o condenou. E o==========ainda diz que “isso nós devemos compreender”.
Meu prezado=============. Publique essa em todas as mídias sem cortes, sem censura, democraticamente. Agora pode.
Pois que saiam todos dessa pátria amada. “Brasil, ame-o ou deixe-o!”
Obs.: Acho que minhas ex-censoras que tanto me ====a paciência, têm razão sobre o que dizem. Eu =========da cara sou obrigado a concordar; e o que é pior, censurar o texto. Elas até hoje ainda não entenderam o que é liberdade de expressão.

Isso nós devemos compreender, também!

Não desejo a morte de ninguém, sobre tudo a minha. Mas José Genoino não adoeceu na prisão com esse grau de gravidade que imprensa dá com alarde. Ele já estava doente. Tratado em casa ou na prisão os procedimentos médicos serão os mesmos; talvez em casa com mais conforto e afeição. Ele adoeceu em plena atividade política e no exercício
do poder partidário quando presidiu o PT. A Dilma, e os marqueteiros dela alardeiam que a doença de Genoino é uma questão de humanidade.
Não é. Seria se estivesse sendo torturado, como parece que foi durante a ditadura militar, e como resultado estivesse com uma doença mortal. Genoíno adoeceu como adoece qualquer um de nós; honestos ou bandidos. Vida longa ao “guerrilheiro do Araguaia”, ex-presidente do PT,deputado federal e condenado pelo STF pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha; mas num presídio. Se a doença dele não permitir que lá ele cumpra a condenação que recebeu, então o PT terá nas mãos um mártir para comover a nação de um povo que absolve de qualquer pecado, quanto mais crimes, os políticos após a morte.

*Jornalista e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário