quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São Francisco do Sul

Com medo de incêndio, famílias deixam a cidade
Foto: Agência RBS
Um incêndio de grandes proporções controlado no início da tarde desta quarta-feira, após mais de 12h de trabalho dos bombeiros, causou pânico nos moradores de São Francisco do Sul, cidade que fica 190 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina. A informação de que a fumaça do material – uma carga de fertilizante em um armazém da empresa Global Logística em um terminal marítimo, na BR-280 – seria altamente tóxica fez com que moradores começassem a deixar a cidade.
A fumaça é composta por nitrato de amônia, diafosfato de amônia e cloreto de potássio. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a inalação pode causar reações no organismo como tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais. Já a Defesa Civil emitiu nota no início desta tarde afirmando que "não há risco de intoxicação" para a população de São Francisco do Sul.  
Até o início da tarde, setenta pessoas haviam sido atendidas na rede de saúde da cidade com os sintomas, mas nenhuma foi configurada como caso grave, informou supervisora do Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da Secretaria Estadual de Saúde, Marlene Zannin. Ela orienta a população da cidade a sair das áreas de exposição à fumaça, ir para local arejado e tomar banho com água e sabão, lavando todo o corpo, inclusive o couro cabeludo e as mucosas nasais, para eliminar resíduos das substâncias. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, a pessoa deve então procurar atendimento médico.

Segundo a Defesa Civil, 150 famílias tiveram de ser retiradas de suas casas, localizadas próximo ao local do incêndio. Na edificação atingida pelas chamas, estavam armazenadas cerca de dez toneladas de fertilizantes. (Com Veja/conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário