quarta-feira, 12 de junho de 2013

Porto Alegre a um ano da Copa do Mundo
Faltando 365 dias para o começo da Copa do Mundo no Brasil, a Prefeitura de Porto Alegre distribuiu um material informativo sobre o andamento das obras de mobilidade urbana que ficarão como legado ao município. Confira o quanto será gasto em cada obra e em que estágio se encontram.

Maquete do viaduto da Avenida Bento Gonçalves
A um ano da abertura da Copa do Mundo, Porto Alegre já começa a vislumbrar a nova face de uma cidade que prepara o futuro com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. As 14 frentes de trabalho em andamento tomam forma e, logo, os canteiros de obras serão substituídos por avenidas duplicadas e com tratamento paisagístico, estações de ônibus modernas, novos viadutos e passagens de nível que darão maior mobilidade urbana.

As intervenções em vias públicas, que hoje alteram a rotina da população, vão dar novo impulso econômico à cidade, modificar a paisagem e tornar a cidade ainda mais moderna. Gargalos históricos nos eixos viários da capital gaúcha serão enfrentados com equipamentos e tecnologia moderna, que trarão benefícios de longo prazo, ultrapassando o período de realização dos jogos e eventos do campeonato mundial.

O transporte público, por exemplo, será mais rápido e oferecerá mais segurança e conforto. Além disso, estão em estágio avançado outros investimentos que não fazem parte da Matriz de Responsabilidade da Copa, mas integram os compromissos da administração municipal para melhorar a qualidade de vida da população. É o caso da reforma e ampliação do Hospital de Pronto Socorro, a conclusão do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), a ampliação da rede de ciclovias e os projetos de revitalização da orla do Guaíba e do Cais Mauá.

Acompanhe como está a situação das obras da Matriz de Responsabilidade para Copa de 2014:

DUPLICAÇÃO DA  AVENIDA TRONCO
R$ 156 MILHÕES
Os trechos 3 e 4 recebem pavimento para o corredor BRT. Os trechos 1 e 2 (da Gastão Mazeron até a Rótula do Papa e dali à Terceira Perimetral) estão em obras. Término: maio de 2014.

DUPLICAÇÃO DA  VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA
R$ 95,3 MILHÕES
As obras no trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos estão em andamento, com a colocação dos blocos de concreto do pavimento entre as ruas Conceição e Ernesto Alves. O trecho 2, compreendido entre a rua Ramiro Barcelos e a avenida Sertório, está com a licitação concluída. O início da obra está previsto para junho de 2013. Previsão de término: maio de 2014.

PROLONGAMENTO DA AVENIDA SEVERO DULLIUS
R$ 83 MILHÕES
Início do prolongamento reprogramado para o mês de junho de 2013, com o estabelecimento de duas frentes de obra. A prefeitura alterou o projeto, e a Licença Ambiental está em fase final. Conclusão: maio de 2014.

VIADUTO DA JÚLIO DE CASTILHOS E ESTAÇÃO BRT
R$ 31,5 MILHÕES
Viaduto da Júlio de Castilhos em obras. Conforme a programação, a avenida Júlio de Castilhos teve mais faixas bloqueadas para viabilizar a execução das fundações do viaduto. Na Estação BRT, o Edital de Licitação será republicado em junho de 2013. Conclusão: maio de 2014.

AVENIDAS BEIRA-RIO E PADRE CACIQUE
R$ 119,2 MILHÕES
Os trechos 1 e 2 da avenida Beira-Rio (entre o velódromo e a Rótula das Cuias) estão concluídos; a obra da segunda ponte sobre o Arroio Dilúvio está quase concluída; o trecho 3 da avenida Beira-Rio (entre o velódromo e a Pinheiro Borda) está em fase final de conclusão; o trecho 4 da avenida Beira-Rio (entre a Rótula das Cuias e a Usina do Gasômetro) está em obras; o Corredor de Ônibus da Padre Cacique está em obras. Conclusão: maio de 2014.

SISTEMA DE ÔNIBUS RÁPIDOS (BRT)
R$ 246,7 MILHÕES
A substituição de pavimentos está em pleno desenvolvimento nos três corredores BRT (Bento Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa). Conclusão: setembro de 2013.

OBRAS DA TERCEIRA PERIMETRAL
R$ 194,1 MILHÕES

Trincheira da Anita Garibaldi com obra em pleno andamento; Trincheira da Ceará com obra em pleno andamento; Viaduto da Bento Gonçalves com obra em pleno andamento; Trincheira da Cristóvão Colombo - Empreiteira responsável pela obra e  EPTC concluíram plano de desvio de tráfego; Trincheira da Plínio Brasil Milano: liberada a ordem de início da obra (vem sendo realizada a sondagem do solo, e o plano de desvio do trânsito está em fase final). Conclusão: maio de 2014. 

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