quarta-feira, 6 de março de 2013



Venezuela homenageia Chávez com cortejo até Academia Militar

O cortejo fúnebre com o corpo do Hugo Chávez, morto na terça-feira aos 58 anos após uma batalha de quase dois anos contra um câncer, partiu às 10h45 locais (12h15 de Brasília) desta quarta do hospital militar de Caracas, onde o presidente venezuelano havia sido internado após voltar de Cuba em 18 de fevereiro.
Vestidos de vermelho, cor símbolo da chamada Revolução Bolivariana chavista, parentes, equipe de governo e milhares de partidários honram o líder venezuelano, cujo corpo está em um caixão coberto pela bandeira do país.
"Chávez ao panteão!", gritavam seus partidários referindo-se ao mausoléu que ele construiu para abrigar os restos do herói da independência Simón Bolívar, herói da independência do século 19 que Chávez dizia ser sua maior inspiração. Muitos choravam e aplaudiam segurando fotos de Chávez na despedida.
Uma guarda de honra presidencial escolta o caixão enquanto ele avança em um veículo pelas avenidas da capital. O corpo ficará exposto a partidários e será velado na Academia Militar de Caracas até sexta, quando será enterrado na presença de chefes de Estado da região. As autoridades, porém, ainda não informaram onde Chávez será sepultado.
Após o luto pela morte, os venezuelanos esperam o anúncio de novas eleições presidenciais antecipadas, que, segundo o chanceler Elías Jaua, serão convocadas em 30 dias. A expectativa é de que a data seja anunciada após o período de luto oficial, decretado por sete dias. (AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário