sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mensalão


Julgamento: sétimo dia - 2
O segundo adovogado de defesa ocupa a tribuna do STF. O defensor público Haman Tabosa é chamado para apresentar a defesa de Carlos Alberto Quaglia, da corretora Natimar
Quaglia é um cidadão argentino acusado pelo MPF de lavagem de dinheiro do esquema do mensalão. Tabosa diz que houve cerceamento de defesa do réu e defende a nulidade absoluta do processo. "Não busca aqui a defensoria procrastinar ou criar embaraços para o julgamento". Afirma que o STF intimou durante três anos um advogado antigo e errado do réu.
A instrução processual passou ao largo de Carlos Alberto Quaglia, que não pôde se defender
O ministro Cezar Peluso faz perguntas ao defensor público sobre quando o réu trocou de advogado. Dias Toffoli também faz perguntas ao defensor público para saber em que momento o novo advogado foi constituído. Os ministros discutem que essa falha processual privou o réu de defesa. O ministro Joaquim Barbosa lembra, porém, que quando os advogados renunciam o réu é intimado para tomar ciência disso
O defensor diz que Quaglia não tinha conhecimento da origem lícita ou ilícita do dinheiro. O MPF disse que R$ 1,2 milhão foi repassado ao PP (Partido Progressista) via corretora Natimar, da qual Quaglia era sócio. O defensor diz que o MPF não consegue provar que todo esse dinheiro foi levado. Haman Tabosa defendeu novamente o desmembramento do processo e rebate o procurador-geral da República, dizendo que apresentou fracas provas "e a defesa que se vire".
Assim como a defesa do sócio da Bônus Banval, o defensor público diz que Quaglia, da corretora Natimar, não tinha como prever que o dinheiro tinha origem ilícita ou seria para lavagem de dinheiro.
Defensor diz que o procurador-geral da República não citou Quaglia em nenhum único segundo durante sua sustentação oral no STF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário