quinta-feira, 7 de junho de 2018

➤Blog BR 18


Carvalhosa critica apuração secreta do voto
O jurista Modesto Carvalhosa, ferrenho defensor do voto impresso, criticou a apuração secreta dos votos no Brasil. Em entrevista à Rádio Eldorado, ele afirma que o registro em papel dificultaria a fraude porque ajudaria a manter um registro de cada eleitor.
Na entrevista, Carvalhosa ainda falou do pedido de impeachment que protocolou contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. “É uma pessoa indigna de figurar em um tribunal”, disse, citando ainda que considera que ações de Gilmar saem da esfera dos crimes de responsabilidade e podem ser consideradas crimes comuns.


Bolsonaro não participará de sabatina
Jair Bolsonaro, pré-candidato à Presidência pelo PSL, avisou que não participará da sabatina promovida pelo UOL em parceria com a Folha de S. Paulo e o SBT. Ao UOL, Bolsonaro alegou problemas de agenda.
O site afirma que convidou os seis postulantes ao Planalto mais bem colocados na última pesquisa Datafolha (Alvaro Dias, o sétimo, foi chamado porque Lula está preso) e ofereceu diversas opções de datas. Já foram sabatinados Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede).



PT disputa o PSB contra avanço de Ciro
Sob o risco de não ser a força hegemônica da esquerda da disputa presidencial de outubro, o PT disputa o apoio do PSB contra o avanço da candidatura de Ciro Gomes (PDT).
Na reunião entre Gleisi Hoffmann, Paulo Câmara (PSB) e o presidente do PSB, Carlos Siqueira, na terça, 5, o PT adiou a definição das candidaturas estaduais e nacional do partido. PT e PSB negociam apoios mútuos em 11 Estados (PE, MG, BA, CE, AP, AM, PB, AC, PI, ES e RO), informa Ricardo Galhardo do Estadão.


Steinbruch livre para eleição
Além de Guilherme Afif Domingos e Paulo Skaf, Benjamin Steinbruch também pediu licença do emprego nesta quarta-feira, 6. O Painel, da Folha, revela que o vice-presidente da Fiesp entregou uma carta à entidade comunicando seu afastamento temporário do cargo.
Assim, Steinbruch respeita a regra da desincompatibilização e pode concorrer a um posto nas eleições de outubro. O empresário é cotado para ser vice de Ciro Gomes.


Soluções ou confusão?
As supostas saídas que o governo encontrou para negociar com os caminhoneiros e acabar com a greve terminaram em uma enorme confusão, opina Carlos Alberto Sardenberg em coluna no jornal O Globo.
O colunista esclarece que é impossível fiscalizar o preço do diesel nos mais de 38 mil postos no País e que a tabela de cálculo do preço do frete tem diversas falhas que ainda podem resultar em custos extras para produtores e consumidores. “Vamos falar francamente: não existe a menor possibilidade de o governo federal conseguir cumprir as duas medidas principais que prometeu aos caminhoneiros e empresas de transporte.”


‘As pessoas sabem quem é quem no jogo do bicho’

Marina Silva diz que a eleição de 2018 será diferente da de 2014 pela possibilidade de que não haja mais desconstrução de candidaturas com base em fake news.
“Agora as pessoas já sabem que é quem no jogo do bicho”, afirmou em entrevista ao vivo no Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan.



O que querem Alckmin e Ciro
Geraldo Alckmin e Ciro Gomes elegeram Jair Bolsonaro como alvo preferencial, mas com estratégias distintas. Em sua coluna na Folha, Bruno Boghossian mostra que o tucano mira o líder nas pesquisas porque precisa retomar parte do eleitorado conservador que ele possui. Já o pedetista bate pesado para se consolidar como o antípoda de Bolsonaro e ir ao segundo turno com ele.
“A estratégia e a estridência de Ciro só fazem sentido porque a disputa deste ano parece favorecer candidatos com discursos duros e sem travas, ainda que soem violentos”, escreve.

Publicado no portal do Jornal Estado de São Paulo em 07/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário