quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

➤Alerta da Defesa Civil

Chuva e tempestade de raios no RS nesta quarta feira

Foto:PMPA/Reprodução
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas de chuva, tempestade de raios, granizo e ventos fortes para esta quarta-feira (20), nas regiões Oeste, Norte e Sul do estado. As precipitações podem chegar a 100 milímetros, e os vendavais devem atingir entre 60 km/h e 90 km/h.

São os ventos no alto da atmosfera, aliados com a umidade proveniente da Amazônia e também ao calor verificado nos últimos dias, que ocasionam os temporais, segundo a Somar Meteorologia. A chuva mais intensa deve ocorrer entre o fim da tarde e a noite, e com risco para queda de granizo. Também há previsão para ventanias em todo o estado. O tempo fica firme apenas na Campanha gaúcha.

Em Porto Alegre, após o amanhecer nublado, devem acontecer pancadas de chuva e trovoadas, com temperatura máxima chegando a 28ºC. Em Pelotas, na Região Sul, a previsão é de chuvas isoladas, com mínima de 19ºC e máxima de 24ºC. Caxias do Sul, na Serra, também deve ter chuva e trovoadas, com mínima de 19ºC e máxima de 24ºC.

Já em Santa Maria, na Região Central, termômetros sobem até 28ºC, após mínima de 18ºC, também com chuvas e trovoadas. E Uruguaiana, na Fronteira Oeste, terá calor, com mínima de 21ºC e máxima de 34ºC, e previsão de tempo aberto.

Para o primeiro dia do verão, amanhã (21), o calor deve voltar. Prevista para iniciar às 14h28, a nova estação trará o tempo firme, influenciado por um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens com chuva. Pode haver algumas pancadas, porém isoladas, na região que compreende o Oeste ao Noroeste, e no Litoral Norte. As temperaturas sobem ao longo do dia. E para a sexta-feira (22), nova mudança: a chuva deve voltar ao estado.

Agência Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário