quinta-feira, 26 de outubro de 2017

➤FUTEBOL

A flauta esportiva nas redes sociais!

Ontem, enquanto assistia ao FlaFlu pela Sul-americana, vencido pelo Flamengo, um time pelo qual torço desde pequeno, sem  nenhuma outra emoção a não ser a que me move todos os dias em relação ao futebol, fiquei pensando no que as pessoas transformaram o que deve ser tratado como uma diversão, em cavalo de batalha para despejar um monte de coisas sobre os chamados “adversários”.

Alguns, lamentavelmente, não conseguem entender que, em muitos casos, a flauta é saudável, que se trata de brincadeira com quem torce por um time diferente do seu, mas que não deve passar disso.

Acordam cedo para postar mensagens que, provavelmente na imaginação deles, ofenderão aos torcedores de outros clubes. Perdem tempo ou não entendem que, no meu caso, as respostas são brincadeiras que acho saudáveis. Só paro quando sinto que não estou sendo entendido e que a brincadeira virou coisa séria.

Não imaginam, acredito, que fazem do futebol um trampolim para despejarem mágoas, ressentimentos, frustrações. Torcem desesperadamente por quem em muitos casos, ganha num mês o que torcedores levam anos para ganhar.

Que pena que seja assim. Tenho acompanhado aqui jornalistas, professores, advogados, engenheiros, médicos, gente de todas as profissões, tratando do futebol como se fosse a coisa mais importante do mundo. E o que é pior, criando inimizades defendendo quem jamais vai saber quem briga por ele.

O jogador de futebol é um profissional que quer ganhar muito mais a cada contrato. Muitos, lamentavelmente, nem completaram o ensino fundamental, mas ganham milhões. Já alguns profissionais ditos liberais, que estudaram durante muitos anos para chegar ao diploma, lutam sem saber por quem estão lutando, apenas pelo fato de serem jogadores do seu time.

Imaginam, acho que sem imaginação suficiente, que todos estão preocupados com o que dizem sobre seus “adversários” esportivos.

Sou colorado e quero que o Inter ganhe sempre, mas sei que nuca será assim. Então, se ganhar, melhor, mas se perder, não perderei um minuto de meu precioso tempo para lamentar a derrota nem ficar levando a sério o que trato como um divertimento passageiro.

Quem acha que estou preocupado com as mensagens contra o Flamengo, contra o Inter, contra o Palmeiras, meus times preferidos, está redondamente enganado. Seguirei brincado, pois tenho convicção de que o futebol é, pelo menos para mim, uma brincadeira, jamais a doença que atinge certas pessoas.

O futebol é um esporte para uns e, que pena, uma doença para outros!

Ah! Parabéns ao Grêmio que deu um passo enorme para chegar às finais da Libertadores.  E não pensem que meu comentário é dirigido. Só acho que o futebol tem que ser entendido, sempre, como uma brincadeira passageira, no nosso caso entre gremistas e colorados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário