quarta-feira, 25 de outubro de 2017

➤Alerta de tempestades

Chuvas voltam com força ao Sul do Brasil


As chuvas avançaram pelo Brasil nos últimos dias, mas instabilidades seguem sendo vistas no Sul do país. Inclusive, com tempestades e perigo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nos últimos dias, as fortes chuvas e vendavais já provocaram perdas na safra de grãos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Muitas áreas da região têm volumes acima da média do mês de outubro.

Em alerta, o Inmet aponta risco com tempestades nos três estados do Sul, em áreas na divisa com Paraguai e Argentina. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", informou o instituto.

As chuvas já estão acima da média para o mês de outubro em diversas cidades. Segundo a Climatempo, Curitiba já acumulou 160 mm de chuva em 24 dias, total que está 19% acima da média para o mês. Em Florianópolis choveu quase 100 mm em 24 dias e a chuva de outubro está 21% abaixo da média para o mês. Em Porto Alegre, a chuva de outubro já estava 139% acima da média na manhã do dia 24. O total acumulado era de aproximadamente 273 mm.

A previsão para os próximos dias é de que as chuvas continuem. Os produtores da região devem estar atentos às condições específicas. Nas últimas semanas, perdas foram registradas em áreas de soja, milho, trigo e tabaco. De acordo com mapa de previsão acumulada da Climatempo, são esperados cerca de 100 mm ou mais de chuvas entre 25 e 29 de outubro em diversas áreas do Sul.

Fonte: Inmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário