segunda-feira, 31 de julho de 2017

➤Venezuela:

Oposição denuncia 14 mortos durante a votação

A jornada da Constituinte foi marcada pela violência 
pela baixa participação popular

Forças de segurança disparam contra manifestantes em confronto durante realização da eleição da Assembleia Constituinte em Caracas, na Venezuela (Marco Bello/Reuters)
A Mesa de Unidade Democrática (MUD), que reúne partidos opositores na Venezuela, denunciaram a morte de 14 pessoas durante a repressão aos protestos neste domingo, 30. A informação foi transmitida pela deputada opositora Delsa Solórzano. Ela acrescentou que uma das vítimas é um menino de 13 anos. Dez das mortes aconteceram no interior do país, em Mérida e Táchira.

Até agora, o Ministério Público confirmou sete mortos durante as jornadas de protestos contra a votação para a Assembleia Nacional Constituinte, convocada pelo presidente Nicolás Maduro.

No total, segundo números da Procuradoria venezuelana, 114 pessoas morreram desde o início da onda de protestos no país, em abril.

A aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) calcula que apenas 12% dos venezuelanos com direito a voto foram neste domingo às urnas para escolher os integrantes da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) convocada pelo presidente, Nicolás Maduro, para mudar a Carta Magna.
O deputado da MUD Andrés Velásquez informou que houve 2.483.073  votos contabilizados nos centros de votação às 18h (hora local), horário de encerramento do pleito.

Horas antes, a  deputada Delsa Solórzano havia estimado 9% a taxa de participação popular. Segundo ela, 25% de quem foi aos colégios eleitorais votou nulo, uma cifra que ela atribui aos funcionários públicos que consideraram estar obrigados a participar do pleito.

Segundo o governador do estado de Miranda, o opositor Henrique Capriles, houve 2,2 milhões de votantes até as 15h (horário local). Quase 19,5 milhões de venezuelanos estão inscritos no censo eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário